Correio braziliense, n. 20913, 26/08/2020. Cidades, p. 17

 

Recorde de casos em 24 horas

Walder Galvão

26/08/2020

 

 

Em meio a uma investigação  envolvendo representantes da Secretaria de Saúde, o novo coronavírus continua a avançar no Distrito Federal. Ontem, a capital teve a maior quantidade de casos confirmados em 24 horas, desde o início da pandemia, que começou em março. Ao todo, 3.171 pessoas testaram positivo para a covid-19 e 25 óbitos foram computados. Com os registros, o total de infectados chegou a 153.690; e o de mortes, a 2.344. Apesar da disseminação da doença, o Executivo voltou a flexibilizar medidas de restrição.

A última vez que o DF havia registrado tantos casos em 24 horas foi em 10 de agosto, quando 3.012 pessoas testaram positivo para a doença. Apesar do número expressivo, a Secretaria de Saúde anuncia que há 135.361 pessoas recuperadas, cerca de 88% do total de infectados. Com isso, há 15.985 casos ativos na capital.

Do total de mortos pelo novo coronavírus, 2.344 eram moradores do Distrito Federal e 199 viviam em outras unidades da Federação, mas perderam a vida em hospitais locais. Além disso, dos óbitos recentes, apenas um aconteceu nesta terça. A vítima era uma moradora de Brazlândia com mais de 80 anos e portadora de comorbidades — outras doenças que agravam os sintomas da covid-19.

Com 18.394 casos, Ceilândia continua como a região administrativa de maior incidência do novo coronavírus. Em seguida, está o Plano Piloto, que soma 12.386 notificações, e Taguatinga, com 12.200 infectados. Além disso, a Secretaria de Saúde contabiliza o diagnóstico de 15.452 pessoas que moravam fora do DF, mas que fizeram o exame na capital.

Flexibilização

Apesar do avanço da covid-19 e da falta de previsão para que os casos comecem a ter redução, ontem, o Executivo permitiu que crianças menores de 12 anos voltem a frequentar cultos, missas e rituais religiosos no Distrito Federal. A decisão foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) de ontem, alterando o decreto que havia reaberto os templos religiosos.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o Executivo fechou os templos religiosos em março deste ano. Entretanto, o chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB), permitiu o retorno do funcionamento deles em 30 de maio, com uma série de restrições. Em 14 de agosto, o emedebista liberou a realização de celebrações em espaços pequenos e também autorizou a presença de pessoas idosas nos templos. Porém, as crianças não poderiam ir aos locais.

Granja do Torto

Outra medida de flexibilização, também publicada ontem no DODF, foi a autorização da volta de provas e eventos agropecuários no Parque da Granja do Torto, desde que sem público e transmitidos virtualmente. Por meio de um decreto, o governador permitiu o manejo e a utilização de animais expostos por equipes técnicas. Os organizadores deverão cumprir protocolos e medidas de segurança. Em caso de aglomeração de bichos de mais de um estabelecimento rural, deverão ser atendidas algumas exigências, como a presença de médico veterinário.

Além disso, antes de realizar o evento, é necessário licenciamento sanitário. A fiscalização fica a cargo do DF Legal e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, em conjunto com órgãos de fiscalização tributária, de defesa do consumidor e da vigilância sanitária.