Correio braziliense, n. 20913, 26/08/2020. Cidades, p. 17

 

Alunos da UnB votam on-line para a reitoria

Samara Schwingel

26/08/2020

 

 

Interessados em participar das votações do primeiro turno para a escolha dos novos representantes da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) têm até as 22h de hoje para votar. A disputa é entre representantes de quatro chapas. O processo, que começou ontem, é realizado exclusivamente on-line — devido à pandemia da covid-19 — por meio de link enviado por e-mail institucional. Cerca de 95% do corpo acadêmico da UnB se habilitou para votar. Mais de 52 mil pessoas têm direito ao voto.

O resultado da eleição deve ser divulgado hoje, assim que o período de votação terminar. Será considerada vencedora a chapa que obtiver maioria absoluta dos votos. Caso isso não ocorra, haverá um segundo turno, em 8 e 9 de setembro. O pleito para decidir a gestão de 2020 até 2024 é consultivo. A decisão final será feita pelo Ministério da Educação (MEC), que deve receber os nomes dos indicados em 17 de setembro, e a nomeação fica à cargo do presidente Jair Bolsonaro. O tradicional é que o candidato que recebeu mais votos seja o selecionado para o cargo, mas o MEC pode optar por outro nome.

João Gabriel Rossi, 21 anos, é um dos estudantes que votou assim que recebeu o link de acesso. Aluno do 7º semestre do curso de engenharia de software, ele afirma que é o primeiro pleito para reitoria que participa e considera que o processo foi tranquilo. “O sistema virtual funcionou sem maiores problemas. A UnB disponibilizou todas as informações necessárias por meio do e-mail institucional”, diz. Ele considera que a votação é necessária para que a universidade ganhe força como entidade. “Temos de ter uma gestão que represente todos que estão envolvidos com a universidade. Além disso, só um reitor que representa essa maioria consegue trabalhar com autonomia que a UnB precisa” afirma.

Votação

Segundo a Comissão Organizadora da Consulta (COC), até a tarde de ontem não houve registro de reclamações em relação ao novo sistema de votos virtual. Para votar, basta acessar o link enviado pelo e-mail institucional e seguir os passos e instruções do portal. Em caso de dúvidas, entrar em contato com o COC pelo site www.consultaunb.com.br.

Live

Durante a primeira live do projeto Novas Diretrizes da Educação, transmitida ontem pelo Correio, a pedagoga Lady Christina Sabadell, diretora-geral das escolas premium do Grupo SEB, debateu os novos rumos que a educação deve tomar na formação de jovens. “Nunca foi tão importante viver a cooperação para buscar soluções e viver a criatividade para saber como sobreviver nesse cenário. Essas habilidades emocionais são a organização de como viver e agir em sociedade tanto na vida pessoal como, futuramente, na vida profissional deste jovem”, explicou a pedagoga.