Correio braziliense, n. 20916, 29/08/2020. Mundo, p. 10

 

Trump retoma viagens de campanha

29/08/2020

 

 

Sem perder tempo, Donald Trump retomou, ontem, a campanha com a qual busca um segundo mandato presidencial. Na véspera, ele encerrou a Convenção Nacional Republicana com pesados ataques ao rival democrata Joe Biden, que anunciou uma turnê pelos Estados Unidos depois de meses de pausa devido à pandemia de coronavírus. O presidente dos Estados Unidos visitou New Hampshire, estado do nordeste que perdeu por pouco em 2016, com os olhos postos na eleição de 3 de novembro. Ali, discursou para os simpatizantes, em uma busca de reconexão com o público.

A mensagem  foi a mesma usada na noite de quinta-feira, ao aceitar a indicação do Partido Republicano, em polêmico discurso proferido ao vivo pela Casa Branca, algo que nenhum de seus antecessores ousou fazer. “Ninguém estará a salvo de Biden nos Estados Unidos”, disse Trump, 74 anos, enquanto seu lado conservador denunciava a violência do movimento histórico contra o racismo e a brutalidade policial.

O presidente prometeu “defender o estilo de vida americano”, que, segundo ele, acabaria em uma eventual gestão do candidato democrata de 77 anos. Trump, que repete continuamente que as pesquisas atuais estão erradas, também parece apostar em outro trunfo: o possível anúncio de uma vacina contra covid-19 antes das eleições. “Vamos produzir uma vacina até o fim do ano, talvez até antes”, afirmou.

“Vamos derrotar o vírus, acabar com a pandemia e sair mais fortes do que nunca”, disse o 45º presidente dos Estados Unidos, cuja gestão da crise de saúde aliada a uma crise econômica histórica foi fortemente criticada, mesmo entre suas fileiras. Nos jardins da Casa Branca, diante de apoiadores sem muito distanciamento físico e com poucas máscaras, Trump mostrou impaciência em virar a página do coronavírus, que atingiu a economia americana, afetando seu principal argumento eleitoral.

Por sua vez, Biden surpreendeu ao anunciar que retomaria a campanha pessoalmente em estados-chave. “Vou viajar pelo país. Irei sempre que possível, respeitando as regras estaduais” sobre as reuniões para limitar a disseminação do coronavírus, disse. “Uma das coisas em que pensamos é ir para Wisconsin e Minnesota, passar um tempo na Pensilvânia, no Arizona”, acrescentou. “Mas iremos (para esses estados) de uma maneira totalmente responsável, ao contrário do que aquele cara faz”, garantiu Biden, referindo-se a Trump. “Sou um político tátil, sinto muita falta de apertar as mãos!”, comentou. O primeiro debate presidencial está marcado para exatamente daqui a um mês. Biden pretende retomar as viagens em 7 de setembro.