Título: Opiniões polêmicas em visita ao Brasil
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 12/02/2013, Mundo, p. 12
Bento XVI passou cinco dias do seu pontificado no Brasil. O papa veio ao país para participar da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, no Santuário de Aparecida no Vale do Paraíba, em São Paulo, em maio de 2007. Nas 12 oportunidades em que se pronunciou, entre entrevistas e homilias, reforçou os princípios da Igreja Católica, dando recados aos fiéis de todo o mundo, mas também se dirigiu diretamente aos brasileiros, como quando destacou a necessidade de preservação da Amazônia.
Logo no primeiro discurso, ainda no Aeroporto Internacional de São Paulo, rejeitou a pesquisa com embriões, o aborto e a eutanásia. Ao lado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse que esperava ver reforçada a identidade latino-americana que promove “o respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio, como exigência própria da natureza humana”.
Ao falar para 41 mil jovens no Estádio do Pacaembu, na Zona Oeste de São Paulo, defendeu a castidade “dentro e fora” do casamento, mas também falou sobre o meio ambiente. “‘Nossos bosques têm mais vida’: Não deixeis que se apague esta chama de esperança que o vosso Hino Nacional põe em vossos lábios. A devastação ambiental da Amazônia e as ameaças à dignidade humana de suas populações requerem um maior compromisso nos mais diversos espaços de ação que a sociedade vem solicitando.”
O papa causou polêmica ao falar sobre a evangelização de índios. “O anúncio de Jesus e de seu Evangelho não supôs, em nenhum momento, uma alienação das culturas pré-colombianas, nem foi uma imposição de uma cultura estrangeira”, afirmou Bento XVI. Na oportunidade, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) criticaram a declaração.
Bento XVI também polemizou ao falar a traficantes. “Digo aos que comercializam drogas que pensem no mal que estão provocando a uma multidão de jovens e de adultos de todos os segmentos da sociedade: Deus vai-lhes exigir satisfações”, disse, ao visitar um centro de recuperação de dependentes — a Fazenda da Esperança, em Pedrinhas, a 15km do Centro de Guaratinguetá (a 167km da capital São Paulo).
41 mil
público que lotou o estádio do pacaembu para ouvir o discurso do Papa Bento XVI em 2007