Título: Rio espera o novo pontífice em julho
Autor: Tranches, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 12/02/2013, Mundo, p. 12
O próximo papa pode fazer sua primeira visita ao Brasil poucos meses depois de ser escolhido. Ele é esperado para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho, para quando estava prevista a segunda visita de Bento XVI ao país. Em entrevista coletiva ontem, o arcebispo, do Rio, Dom Orani Tempesta, disse que a renúncia não afetará o evento. O último encontro dos jovens católicos reuniu 2 milhões de fiéis na Espanha, em 2011.
“O tempo (até a jornada) é curto, de março até julho, mas isso (o próximo papa vir ao Brasil) vai depender muito de quem for eleito, de sua atitude e atividades. Porém, o normal é que os papas sempre continuem a rotina de seu antecessor. É o que vimos acontecer”, disse Orani. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno Assis, reforçou que o próximo pontífice deve participar do evento na capital fluminense.
O Rio foi escolhido como sede do evento este ano pelo Papa Bento XVI. Segundo Orani, ele chegou a sugerir em um dos encontros para discutir a jornada que poderia não vir. “Nos encontramos várias vezes com o santo padre e ele disse que estaria muito idoso para a jornada da juventude. Mas ele falou que ‘o papa vai à jornada’. Ou ele ou o sucessor dele”, relatou Orani, acrescentando que a Arquidiocese do Rio é grata a Bento XVI pela escolha da cidade como sede da jornada.
Livro em ouro O vaticanólogo Giancarlo Nardi, um dos organizadores da Jornada Mundial da Juventude, lamentou a ausência de Bento XVI no encontro. “Todos nós contávamos com ele. Inclusive, estávamos homenageando o papa com um livro laminado a ouro sobre a vida do Papa João Paulo II”, disse. Nardi recebeu o livro do próprio antecessor de Bento XVI. Ele pesa oito quilos e há apenas 500 edições em todo o mundo.
Será a segunda vez que uma cidade sul-americana acolhe a edição internacional da JMJ, criada pelo Papa João Paulo II. A primeira foi em Buenos Aires, em 1987 — foi também a primeira vez que a iniciativa ocorreu fora de Roma. O encontro da juventude católica é organizado anualmente pelas dioceses de todo o mundo. A cada dois ou três anos é organizado um encontro internacional, como será feito no Rio. O tema do evento deste ano é Ide e fazei discípulos de todos os povos, expressão baseada no evangelho segundo São Mateus. As inscrições para participar podem ser feitas no site oficial da JMJ (www.rio2013.com).