Título: Juventude no foco da CNBB
Autor: Walker, Gabriela
Fonte: Correio Braziliense, 14/02/2013, Mundo, p. 12

O papa Bento XVI encaminhou ontem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) uma mensagem relativa ao lançamento da Campanha da Fraternidade 2013. O texto, assinado na quinta-feira passada — quatro dias antes do anúncio da renúncia —, fala sobre a necessidade de que os padres permaneçam “novos por dentro”, para que a Igreja consiga mostrar a confiança que deposita nos jovens. Em um momento no qual a fé católica perde adeptos no Brasil, o tema da campanha é Fraternidade e Juventude.

Considerado um rígido defensor da doutrina, Bento XVI disse que o Vaticano não pode ignorar as mensagens transmitidas pelos jovens. “É que os ‘sinais dos tempos’, na sociedade e na Igreja, surgem também através dos jovens. Menosprezar esses sinais ou não saber discerni-los é perder ocasião de renovação”, avaliou. No lançamento da campanha, porém, a CNBB reafirmou sua posição em polêmicas antigas, como o uso de preservativo.

Questionado sobre como será a orientação aos jovens quanto à camisinha, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, respondeu que a campanha tratará da sexualidade como “amor”. “Esse é um termo de ordem ética. A sexualidade existe para que os jovens possam se encontrar e viver de forma sadia e aberta para a vida. (O veto aos preservativos) é algo consolidado pela Igreja, é uma posição, uma orientação, e certamente aqueles que acolhem essa palavra têm relações afetivas mais maduras.” Em sua mensagem, Bento XVI, que só abriu exceção para o uso de preservativo em casos de relações com prostitutas, falou ainda sobre a necessidade de os padres se manterem com o espírito jovem. “Isso requer guias — padres, consagrados ou leigos — que permaneçam novos por dentro, mesmo que não o sejam de idade, capazes de fazer caminho sem impor rumos, de empatia solidária, de dar testemunho de salvação, que a fé e o seguimento de Jesus Cristo cada dia alimentam.”

A CNBB promove a Campanha da Fraternidade anualmente, desde 1962, no período da quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis em relação a problemas da sociedade. Na mensagem deste ano, Steiner falou sobre a violência contra os jovens. “Perguntamos por que tantos assassinatos, por que tanta violência?”, questionou, acrescentando que a juventude predomina entre a população carcerária do país. Os jovens também estarão no centro das atenções da Igreja em julho, no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude. O dirigente da CNBB e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, falaram sobre a expectativa pela vinda do novo papa. “A jornada cresce em importância, porque poderá ser uma das primeiras visitas ao exterior. Seria um privilégio para o Brasil recebê-lo”, disse Carvalho.

Mensagem aos brasileiros Durante a Missa de Cinzas que celebrou no Vaticano, Bento XVI dirigiu-se ao Brasil ao ler uma mensagem sobre a quaresma. O pontífice ressaltou que o período que antecede a Páscoa tem importante significado no país, por causa da Campanha da Fraternidade, e associou-se à iniciativa da Igreja brasileira. O papa enviou saudações aos responsáveis pelo projeto, a quem confiou os esforços “de quantos se empenham por ajudar os jovens a tornar-se, como lhes pedi em São Paulo (durante visita feita ao Brasil em 2007), ‘protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna, inspirada no Evangelho’”.