Título: Mais um mandato para Falcão
Autor: Valadares, João
Fonte: Correio Braziliense, 26/01/2013, Política, p. 3

Principal corrente do PT decide apoiar a reeleição do atual presidente da legenda

Com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a tendência interna do PT Construindo um Novo Brasil (CNB) decidiu, por unanimidade, na tarde de ontem, que o atual presidente da sigla, Rui Falcão, será o candidato para disputar as eleições internas da legenda que ocorrem em novembro. A CNB é majoritária e representa aproximadamente 60% dos 1,7 milhão de filiados espalhados pelo país. Por isso, Falcão, que integra a corrente Novo Rumo, deve vencer facilmente a disputa interna. Ele terá a missão de conduzir o partido durante a sucessão presidencial de 2014, comandar todo o processo de alianças e definir a linha política a ser defendida pelo governo federal. Além disso, o presidente terá participação direta nas costuras para definição dos candidatos a governador e deputados federal e estadual.

Falcão assumiu a presidência do PT após a eleição de Dilma. Substituiu o então presidente José Eduardo Dutra. Um dos coordenadores nacionais do partido, Francisco Rocha, o Rochinha, informou, após o encontro, que Rui Falcão foi escolhido sem divergências pelo desempenho à frente do PT desde o ano passado. "Ele nem é da CNB. Veio de outra corrente, mas conduziu o partido de maneira exemplar. Viajou todo o país, foi a vários estados e tudo isso fez aumentar sua credibilidade. Claro que, agora, há uma grande responsabilidade porque haverá eleição presidencial em 2014", afirmou.

O dirigente ressaltou que aproximadamente 150 integrantes da tendência participaram do encontro de ontem. "Registramos presenças de lideranças de 25 dos 26 estados mais o Distrito Federal. Além da escolha do Rui, debatemos sobre a conjutura econômica. Amanhã (hoje), teremos uma pauta específica sobre a disputa interna de novembro. Vamos escolher as comissões que acompanharão todo o processo", comunicou.

Mensaleiros Além do ex-presidente Lula, integram a CNB nomes como o do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu; os deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha; e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, condenados na Ação Penal 470. A recondução de Falcão à presidência significa também a continuidade da proteção partidária ao grupo de mensaleiros. Outras tendências internas do PT defendem que o partido precisa adotar um tom mais crítico em relação aos condenados. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, que faz parte da tendência Mensagem ao Partido, tem defendido uma atitude menos solidária com aqueles que foram punidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No ano passado, Falcão fez uma defesa dos petistas envolvidos no escândalo do mensalão. Em vídeo postado no site do partido, disse que eles foram injustamente acusados de crime. O presidente do PT também declarou que os correligionários não seriam punidos internamente pela legenda.

A expectativa é de que as tendências Mensagem ao Partido, Movimento PT e Articulação de Esquerda também escolham nomes em breve para disputar as eleições internas do PT. A corrente Mensagem ao Partido, por exemplo, articula o nome do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) para concorrer à presidência do partido.

"Ele (Falcão) nem é da CNB. Veio de outra corrente, mas conduziu o partido de maneira exemplar. Viajou todo o país, foi a vários estados e tudo isso fez aumentar sua credibilidade" Francisco Rocha, um dos coordenadores nacionais do PT