Correio braziliense, n. 20923, 05/09/2020. Saúde, p. 14

 

Carência de vitamina D e infecção

05/09/2020

 

 

Em um estudo retrospectivo com pacientes que tiveram a covid-19, pesquisadores da Universidade de Medicina de Chicago encontraram associação entre a deficiência de vitamina D e a probabilidade de infecção pelo coronavírus. “A vitamina D é importante para a função do sistema imunológico e já foi mostrado que os suplementos da substância reduzem o risco de infecções virais do trato respiratório. Nossa análise estatística sugere que isso pode ser verdade para a infecção por covid-19”, disse David Meltzer, MD, Ph.D, chefe de Medicina Hospitalar da instituição e autor principal do estudo.

A equipe analisou 489 pacientes cujo nível de vitamina D foi medido dentro de um ano antes de eles terem testado positivo para a covid-19. Aqueles com deficiência de vitamina D e que não foram tratados dessa complicação tiveram quase o dobro de probabilidade de serem infectados pelo Sars-CoV-2, em comparação com os que tinham níveis suficientes da vitamina. O estudo foi publicado na revista on-line Jama Network Open.

“Entender se o tratamento da deficiência de vitamina D altera o risco de covid-19 pode ser de grande importância globalmente”, ressaltou Meltzer. “A vitamina D é barata, geralmente muito segura de tomar e pode ser amplamente dimensionada.” A equipe enfatiza a necessidade de mais estudos experimentais para determinar se a suplementação da substância é capaz de reduzir o risco e a gravidade da covid-19.