O globo, n. 31741, 02/07/2020. País, p. 4

 

Eleições adiadas

Bruno Góes

02/07/2020

 

 

Irrigação do caixa de prefeituras convenceu o centrão. lº turno será em 15 de novembro

 A Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos apro­vou on­tem a Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) que adia as elei­ções mu­ni­ci­pais de 4 de ou­tu­bro pa­ra 15 de no­vem­bro de 2020. Co­mo a pro­pos­ta já foi apro­va­da pe­lo Se­na­do, se­rá pro­mul­ga­da ho­je e, as­sim, en­tra­rá em vi­gor. A me­di­da foi to­ma­da pa­ra dar mais se­gu­ran­ça à po­pu­la­ção di­an­te da pan­de­mia do co­ro­na­ví­rus.

De acor­do com o tex­to, nas ci­da­des em que hou­ver se­gun­do tur­no, o plei­to se­rá re­a­li­za­do no dia 29 de no­vem­bro. Os par­la­men­ta­res apro­va­ram a pro­pos­ta após vá­ri­as ro­da­das de ne­go­ci­a­ção com o Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) e es­pe­ci­a­lis­tas em saú­de pú­bli­ca. Em pri­mei­ro e se­gun­do tur­no, mais de 400 de­pu­ta­dos vota­ram a fa­vor da PEC, que foi, em par­te, su­ge­ri­da pe­lo pre­si­den­te do TSE, Luís Ro­ber­to Bar­ro­so.

No mês pas­sa­do, a ini­ci­a­ti­va tra­mi­tou com fa­ci­li­da­de no Se­na­do. Na Câ­ma­ra, hou­ve di­fi­cul­da­des pa­ra que se che­gas­se a um con­sen­so. Ini­ci­al­men­te, par­ti­dos do cen­trão, co­mo PP, PL, MDB e Re­pu­bli­ca­nos, cri­a­ram obs­tá­cu­los pa­ra de­li­be­rar so­bre o as­sun­to. Es­sas le­gen­das abri­gam gran­de quan­ti­da­de de pre­fei­tos, que previ­am mais di­fi­cul­da­des pa­ra a re­e­lei­ção em ca­so de mu­dan­ça de da­ta.

A ne­go­ci­a­ção pa­ra con­ven­cer es­ses par­ti­dos pas­sou pe­la ir­ri­ga­ção do cai­xa de pre­fei­tu­ras. Foi acor­da­da a pror­ro­ga­ção da vi­gên­cia da Me­di­da Pro­vi­só­ria (MP) 938, que re­ser­vou R$ 16 bi­lhões pa­ra re­com­por perdas co­ma ar­re­ca­da­ção de fun­dos de par­ti­ci­pa­ção de mu­ni­cí­pi­os e es­ta­dos. De acor­do co­mo tex­to, a aju­da só va­le­ria até o fim de ju­nho. En­tre­tan­to, há a in­ten­ção de es­ten­dê-la.

Se­gun­do a equi­pe econô­mi­ca­do go­ver­no, hou­ve um sal­do não uti­li­za­do, que es­ta­va re­ser­va­do­pe­la MP, de cer­ca de R $6 bi­lhões. Es­se va­lor de­ve che­gar às prefei­tu­ras até o fim do ano. An­tes mes­mo de o te­ma en­trar em de­ba­te co­mo con­di­ção pa­ra apro­va­ção da PEC, par­la­men­ta­res já con­ver­sa­vam com o go­ver­no sobre a li­be­ra­ção des­se va­lor. O pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM- RJ ), dis­se­ que o as­sun­to já es­ta­va sen­do cos­tu­ra­do com o Mi­nis­té­rio da Eco­no­mia.

Lí­de­res de par­ti­dos ar­gu­men­tam que a pror­ro­ga­ção não ge­ra gas­to ex­tra, pois tra­ta se­de um so­cor­ro já con­ta­bi­li­za­do pe­lo go­ver­no. Ain­da há, no en­tan­to, ou­tras MPs à fren­te da fi­la pa­ra se­rem vo­ta­das.

RÁ­DIO E TV

Le­gen­das tam­bém ten­tam ne­go­ci­ar a apro­va­ção de pro­pos­ta do Se­na­do que re­cria a pro­pa­gan­da par­ti­dá­ria no rá­dio e na TV fo­ra do pe­río­do elei­to­ral, ex­tin­ta pa­ra des­ti­nar re­cur­sos ao fun­do pa­ra fi­nan­ci­a­men­to de cam­pa­nhas. O pro­je­to ain­da de­ve ser de­ba­ti­do nos pró­xi­mos me­ses, pois só vi­go­ra­ria em 2021.

Na Câ­ma­ra, o re­la­tor da PEC so­bre o adi­a­men­to das elei­ções foi o de­pu­ta­do Jho­na­tan de Je­sus (RR), lí­der do Re­pu­bli­ca­nos. A si­gla do par­la­men­tar — e tam­bém do pre­fei­to do Rio Mar­cel­lo Cri­vel­la —mu­dou de ori­en­ta­ção so­bre o te­ma após as ne­go­ci­a­ções. Ao ler o relatório em ple­ná­rio, ele jus­ti­fi­cou a ne­ces­si­da­de de votação do pro­je­to.

—Es­ta­mos con­ven­ci­dos de que a al­te­ra­ção do ca­len­dá­rio elei­to­ral de 2020 é me­di­da ne­ces­sá­ria no atu­al con­tex­to da emer­gên­cia de saú­de pú­bli­ca —dis­cur­sou.

Vi­ce-lí­der do blo­co do cen­trão, Hil­do Ro­cha( MD B-MA) cri­ti­cou. Ele apre­sen­tou, e foi der­ro­ta­do, re­que­ri­men­to pa­ra re­ti­ra­ra P EC da pau­ta.

— Não é por­que o mi­nis­tro Bar­ro­so quer que nós va­mos adi­ar. Quem co­nhe­ce elei­çãoéo­dep uta­do, por­que agen­te já dis­pu­tou elei­ção. Nãoé juiz que co­nhe­ce —afir­mou Hil­do Ro­cha.

No en­ca­mi­nha­men­to pa­ra a vo­ta­ção, ape­nas o PL e PSC fo­ram con­trá­ri­os. Pe­lo tex­to apro­va­do, as con­ven­ções pa­ra es­co­lha dos can­di­da­tos de­ve­rão ser realizadas en­tre 31 de agos­to e 16 de se­tem­bro.

A PEC per­mi­te ain­da que as elei­ções se­jam adiadas até a da­ta-li­mi­te de 27 de de­zem­bro em ca­sos es­pe­cí­fi­cos de al­to con­tá­gio da Co­vid-19. Na re­da­ção ini­ci­al do Se­na­do, o TSE te­ria a in­cum­bên­cia de pror­ro­gar o plei­to em mu­ni­cí­pi­os em cri­se e o Con­gres­so po­de­ria adi­ar em um es­ta­do in­tei­ro. Na Câ­ma­ra, um des­ta­que foi apro­va do­pa­ra su­pri­mi­ra res­pon­sa­bi­li­da­de de­le­ga­da ao TSE e, por­tan­to, qual­quer no­va da­ta só po­de ser fi­xa­da pe­los par­la­men­ta­res, por meio de pro­je­to de decreto le­gis­la­ti­vo.

Na tar­de de on­tem, Bar­ro­so elo­gi­ou Maia pe­la con­du­ção da vo­ta­ção. O mi­nis­tro in­for­mou que con­sul­tou mé­di­cos e es­pe­ci­a­lis­tas so­bre a pan­de­mia eque há con­sen­so no sen­ti­do de que as con­ta­mi­na­ções e mor­tes co­me­ça­rão a di­mi­nuir.

As novas datas do calendário eleitoral

> Pri­mei­ro tur­no: 15 de no­vem­bro.

> Se­gun­do tur­no: 29 de no­vem­bro.

> Pe­río­do pa­ra con­ven­ções par­ti­dá­ri­as: en­tre 31 de agos­to e 16 de se­tem­bro.

> Pra­zo pa­ra re­gis­tro de can­di­da­tos: até 26 de se­tem­bro.

> Iní­cio da pro­pa­gan­da elei­to­ral em rá­dio, TV e in­ter­net:

27 de se­tem­bro.

> Di­vul­ga­ção de relatório so­bre trans­fe­rên­cia de ver­ba do Fun­do Elei­to­ral:

27 de ou­tu­bro.

> Pra­zo pa­ra pres­ta­ção de con­ta das cam­pa­nhas: até 15 de de­zem­bro.

> Pra­zo pa­ra jul­ga­men­to de con­tas de cam­pa­nha: até 12 de fe­ve­rei­ro.

> Pra­zo pa­ra di­plo­ma­ção de elei­tos: até 18 de de­zem­bro.

> Pror­ro­ga­ção do plei­to por al­to nú­me­ro de in­fec­ta­dos: po­de­rá ocor­rer, por decisão do Con­gres­so, em es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os mais afe­ta­dos pe­la cri­se até a da­ta-li­mi­te de 27 de de­zem­bro.

> Pra­zo pa­ra par­ti­dos ou co­li­ga­ções ques­ti­o­na­rem ir­re­gu­la­ri­da­des em cam­pa­nhas de ad­ver­sá­ri­os: até 1º de mar­ço.