O globo, n. 31741, 02/07/2020. Sociedade, p. 9

 

Vacina Chinesa será testada em Cinco estados além de SP

02/07/2020

 

 

Pro­ce­di­men­to, que de­pen­de de aval da Anvisa, se­rá fei­to com 9 mil vo­lun­tá­ri­os

 A po­ten­ci­al va­ci­na con­tra a Co­vid-19 de­sen­vol­vi­da pe­la em­pre­sa chi­ne­sa Si­no­vac se­rá tes­ta­da no Bra­sil em 12 cen­tros de pes­qui­sa de seis es­ta­dos bra­si­lei­ros, dis­se on­tem o go­ver­na­dor de São Pau­lo, João Do­ria (PSDB), acres­cen­tan­do que o iní­cio dos en­sai­os clí­ni­cos no país de­pen­de da apro­va­ção da Agên­cia Na­ci­o­nal de Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria (Anvisa).

Os es­tu­dos se­rão li­de­ra­dos pe­lo Ins­ti­tu­to Bu­tan­tan, vin­cu­la­do ao go­ver­no pau­lis­ta. A ins­ti­tui­ção as­si­nou acor­do com a com­pa­nhia chi­ne­sa que in­clui, além dos tes­tes, a trans­fe­rên­cia de tec­no­lo­gia pa­ra a pro­du­ção da va­ci­na no Bra­sil, ca­so se mos­tre efi­caz.

— Já fo­ram de­fi­ni­dos os 12 cen­tros de pes­qui­sa que fa­rão os tes­tes da va­ci­na con­tra o co­ro­na­ví­rus aqui no Bra­sil. E ob­vi­a­men­te is­so não se­rá fei­to ape­nas em São Pau­lo — dis­se João Do­ria.

—Os tes­tes, co­or­de­na­dos e li­de­ra­dos pe­lo Ins­ti­tu­to Bu­tan­tan, se­rão re­a­li­za­dos com 9 mil vo­lun­tá­ri­os em cen­tros de pes­qui­sa de seis es­ta­dos bra­si­lei­ros.

Os tes­tes ocor­re­rão, além do Dis­tri­to Fe­de­ral, em São Pau­lo, Rio de Ja­nei­ro, Mi­nas Ge­rais, Rio Gran­de do Su­le Pa­ra­ná. O go­ver­na­dor de São Pau­lo rei­te­rou que aguar­da pa­ra es­ta se­ma­na um aval da Anvisa.

A agên­cia dis­se, por meio de sua as­ses­so­ria de im­pren­sa, que seu cor­po téc­ni­co es­tá em con­ta­to co­mo Bu­tan­ta nec om a Si­no­vac des­de o anún­cio da par­ce­ria, em 11 de ju­nho ,“pa­ra ana­li­sar e sa­nar ques­tões téc­ni­cas en­vol­vi­das na au­to­ri­za­ção do es­tu­do clí­ni­co”.

In­for­mou ain­da que, em­bo­ra o pro­ces­so es­te­ja em es­tá­gio “avan­ça­do”, não há pre­vi­são pa­ra que a análise da agên­cia re­gu­la­do­ra se­ja con­cluí­da, “ma­sa ex­pec­ta­ti­va é que is­so ocor­ra lo­go”. “O te­ma es­tá re­ce­ben­do pri­o­ri­da­de má­xi­ma, as­sim co­mo to­dos os es­tu­dos e pro­du­tos re­la­ci­o­na­dos ao en­fren­ta­men­to da Co­vid-19”, acres­cen­tou a Anvisa.

Além da va­ci­na da Si­no­vac, es­tá sen­do tes­ta­da no Bra­sil uma po­ten­ci­al va­ci­na de­sen­vol­vi­da pe­la Uni­ver­si­da­de de Ox­ford, no Rei­no Uni­do, em par­ce­ria co­ma far­ma­cêu­ti­ca As­traZe­ne­ca, apon­ta­da pe­la Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de( OMS) co­mo amais avan­ça­da até o mo­men­to.

Em São Pau­lo, os es­tu­dos são li­de­ra­dos pe­lo Cen­tro de Re­fe­rên­cia pa­ra Imu­no­bi­o­ló­gi­cos Es­pe­ci­ais (Crie) da Uni­fesp, que re­cru­ta­ram dois mil vo­lun­tá­ri­os, em par­ce­ria com o Gru­po Fleury. A in­fra­es­tru­tu­ra mé­di­ca e de equi­pa­men­tos se­rá fi­nan­ci­a­da pe­la Fun­da­ção Le­mann. Ou­tras mil pes­so­as fa­rão par­te do­te ste­no Rio, on­de o es­tu­do fi­ca­rá a car­go do Ins­ti­tu­to D’Or de Pes­qui­sa e En­si­no (Idor) e da Re­de D’Or, que vai co­brir os custos da pri­mei­ra fa­se da pes­qui­sa. Além dis­so, o Idor de­ve au­men­tar es­se nú­me­ro pa­ra mais du­as mil pes­so­as em ou­tras ca­pi­tais bra­si­lei­ras, em par­ce­ria com a As­traZe­ne­ca.

COR­RI­DA POR SO­LU­ÇÃO

Ou­tro imu­ni­zan­te em pro­ces­so de tes­tes em hu­ma­nos, de­sen­vol­vi­do pe­la em­pre­sa ale­mã de bi­o­tec­no­lo­gia Bi­oNTe­ch e pe­la far­ma­cêu­ti­ca Pfi­zer, mos­trou po­ten­ci­al e foi bem to­le­ra­da no es­tá­gio ini­ci­al, se­gun­do anún­cio fei­to on­tem.

A Bi­oNTe­ch afir­mou que os tes­tes de du­as do­sa­gens de seu me­di­ca­men­to BNT162b1 em 24 vo­lun­tá­ri­os mos­trou que, após 28 di­as, eles de­sen­vol­ve­ram ní­veis mais al­tos de an­ti­cor­pos pa­ra Co­vid-19 do que os nor­mal­men­te ob­ser­va­dos em pes­so­as in­fec­ta­das.

Amai sal­ta en­tre as du­as do­ses — am­bas ad­mi­nis­tra­das por meio de du­as in­je­ções com di­fe­ren­ça de três se­ma­nas — foi se­gui­da por uma fe­bre cur­ta em três dos qua­tro par­ti­ci­pan­tes após a se­gun­da apli­ca­ção.

Uma ter­cei­ra do­sa­gem, tes­ta­da em uma con­cen­tra­ção mais al­ta em um gru­po se­pa­ra­do, não foi re­pe­ti­da após a pri­mei­ra apli­ca­ção de­vi­do à dor da in­je­ção.

—Es­ses pri­mei­ros re­sul­ta­dos mos­tram que a va­ci­na pro­du­za­ti­vi­da­de imu­ne—dis­se o co­fun­da­dor e CEO da Bi­oNTe­ch, Ugur Sahin.