Correio braziliense, n. 20928, 10/09/2020. Cidades, p. 19

 

5% do pulmão comprometidos

Cibele Moreira 

Thais Umbelino

10/09/2020

 

 

Após resultado positivo para a covid-19, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), constatou leve infecção do pulmão. De acordo com os exames, cerca de 5% do órgão estão comprometidos (veja Palavra de especialista). O quadro, porém, não é considerado grave e, por isso, o chefe do Executivo local não precisou ser internado e se recupera em casa.

Em nota oficial, o Governo do Distrito Federal (GDF) informou que Ibaneis sente um “leve mal-estar provocado por tosse, sem apresentar qualquer outro sintoma da doença”. O texto afirma que o governador vai continuar despachando normalmente e que, hoje, participa de uma reunião com o secretariado, via teleconferência. O chefe do Buriti começou a manifestar os sintomas da covid-19 na madrugada de terça-feira e teve diagnóstico confirmado no mesmo dia. Às pessoas próximas, Ibaneis disse acreditar ter se infectado no feriado, em viagem a Uberaba (MG). Ele é considerado grupo de risco para o novo coronavírus devido à obesidade e será monitorado constantemente. Em caso de piora, Ibaneis será conduzido ao hospital.

A primeira-dama do DF e secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha, e os filhos do governador testaram negativo para o novo coronavírus. Outras pessoas que tiveram contato com Ibaneis Rocha também realizaram o exame e testaram negativo. A informação foi confirmada pela Coordenação de Comunicação do GDF.

Óbitos

O número de mortes pela covid-19 voltou a subir no Distrito Federal. De acordo com o levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde, ontem, foram registradas mais 50 óbitos pelo novo coronavírus em 24 horas. No entanto, segundo a pasta, todos ocorreram em dias anteriores. Ao todo, 2.813 pessoas perderam a vida por complicações da doença no DF, sendo que 2.576 eram moradores da capital.

Ceilândia aparece, mais uma vez, com o maior número de mortes diárias. A região contabilizou 11 vítimas. Em seguida, está o Guará com cinco óbitos computados. Lago Sul, Recantos das Emas, Santa Maria e Taguatinga tiveram quatro mortes, cada. O DF ainda registrou o óbito de um morador do Novo Gama (GO). A maioria das vítimas era homem e apresentava algum tipo de comorbidade.

O balanço da Secretaria de Saúde apontou um acréscimo de 969 casos de covid-19, ontem. Desde o início da pandemia, 172.708 pessoas testaram positivo para a doença no Distrito Federal. Dessas, 158.829 estão recuperadas — ou seja, 92% dos infectados são considerados curados.

Em relação às regiões administrativas, Ceilândia lidera o ranking com maior número de casos confirmados e óbitos totais — 21.142 e 521, respectivamente. Taguatinga aparece em seguida, com 13.940 notificações do vírus e 281 mortes. Outros 6.841 casos não tiveram a região registrada pela Secretaria de Saúde.