O globo, n. 31790, 20/08/2020. Mundo, p. 34

 

Ofensiva coordenada

Camila Zarur

20/08/2020

 

 

Obama diz que Trump ameaça a democracia, e Harris ataca presidente

  Em uma noite que contou com uma forte presença feminina, a senadora Kamala Harris fez seu discurso de estreia na campanha como candidata na chapa democrata à Casa Branca pregando a união dos Estados Unidos e partindo para cima do presidente Donald Trump, em dobradinha com o expresidente Barack Obama, que fez o discurso mais contundente de todos e alertou que ademocracia americana “está em jogo”.

Após ser oficializada como a primeira mulher negra e de descendência asiática a concorrer à Vice-Presidência americana por um grande partido, Harris liderou uma brigada feminina de ataques ao republicano que reuniu ativistas, políticas, mães e filhas imigrantes, vítimas de ataques a tiros.

Obama, que vem assumindo um papel mais ativo na campanha democrata, fez um dos principais discursos da noite e classificou a atuação de Trump na pandemia como “um desastre caótico absoluto ”. E, ecoando um alertado senador Bernie Sanders, dis se que “a democracia está em jogo” nestas eleições.

— Donald Trump não cresceu no cargo porque ele não conseguiu. E as consequências desse fracasso são graves; 170 mil americanos morreram, milhões de empregos se foram. Nossos piores impulsos foram desencadeados, nossa orgulhosa reputação em todo o mundo diminuiu demais e nossas instituições democráticas nunca estiveram tão ameaçadas —declarou.

O ex-presidente, que estava no Museu da Revolução Americana, em Filadélfia, fez seu discurso direcionado às pessoas ainda indecisas, que não sabem se irão voltar e àqueles cansados da política atual. Obama então falou sobre sua relação com Biden, seu vice durante os dois mandatos que esteve na Casa Branca, e afirmou que ele o “fez um presidente melhor”. Também declarou que seu ex-companheiro de chapa e Harris são as pessoas capazes em tornar “o desejo de um país melhor e mais justo em realidade”.

— Hoje à noite, estou pedindo a você que acredite na capacidade de Joe e Kamala de liderar este país em tempos difíceis e reconstruí-lo melhor —disse Obama.

Na terceira noite da convenção democrata, a companheira de chapa de Joe Biden enfatizou a necessidade de um país inclusivo e “unido pela crença de que todo ser humano tem valor inestimável”. Trump esteve sempre em sua mira, e ela manteve o forte tom contrário ao mandatário adotado ao longo de todo o evento.

A senadora, filha de imigrantes da Jamaica e da Índia, fez seu discurso em Wilmington, cidade natal de Biden, no estado de Delaw are, ques e tornou a sede da campanha da chapa. Assim como os demais oradores do evento, Harris fez um discurso emocionante e pessoal, em que falou sobre sua família e, especialmente, sua mãe, Shyamala Gopalan, que a ensinou a ter orgulho de ser uma mulher negra e a honrar suas origens indianas.

— Um país onde podemos não concordar em cada detalhe, mas que está unido pela crença fundamental de queto do ser hum anotem valor inestimável, merecedor de compaixão, dignidade e respeito. Um paí sonde olhamos uns pelos outros, onde nos levantamos e caímos como um só, onde enfrentamos nossos desafios, e celebramos nossos triunfos. Juntos—declarou Harris, que completou:

— Hoje, esse país parece distante. O fracasso da liderança de Donald Trump cust ouvidas emeios de subsistência.

Na sua fala, a senadora acusou Trump de politizar tragédias:

—No momento, temos um presidente que transforma nossas tragédias em armas políticas. Joe será um presidente que transformará nossos desafios em propósito.

Reforçando a presença feminina, discursaram nesta quarta a ex-secretária de ary Clinton; a presidente da Câmara dos Deputados e líder do partido no Congresso, Nancy Pelosi; a senadora que concorreu contra Biden pela indicação à disputa eleitoral ElizabethWarren;eagovernadoradoNovoMéxico,Michelle Lujan Grishan.

VÍTIMAS DE TIROS

Hillary, que concorreu na eleição presidencial de 2016 e foi derrotada por Trump, fez um apelo àqueles que votaram no seu adversário na época ou que não compareceram às urnas e pediu para que, desta vez, se unam em favor de Biden.

—Por quatro anos, as pessoas me disseram: "Eu não sabia o quão perigoso ele era", "eu gostaria de poder voltar [no tempo] e desfazer o que aconteceu". Ou pior, "eu deveria ter votado". Bem, essa não pode ser uma eleição sobre o que poderia ou deveria ser feito — disse Hillary, que convocou as pessoas a votarem.

Por sua vez, Warren, considerada de uma ala mais à esquerda do Partido Democrata, falou sobre as propostas de Biden, que classificou como um “investimento à família e um reparo no que está errado” nos Estados Unidos.

O evento começou com relatos sobre os problemas de controle de armas nos EUA com os discursos de Emma González, sobrevivente do massacre na escola secundária de Parkland, na Flórida, e da ex-deputada Gabrielle Giffords, baleada na cabeça em 2012 e, desde então, uma das ativistas mais proeminentes do tema no país.