O globo, n. 31792, 22/08/2020. Sociedade, p. 20

 

Salles exonera presidente do ICMBio, que culpa ‘ciumeira’

Renato Grandelle

22/08/2020

 

 

Homero Cerqueira diz ter mantido diálogo com ONGs e reduzido desmate

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou ontem o presidente do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira. O coronel ocupava o posto desde abril do ano passado. Salles, que visitou o Pantanal na terça-feira, estaria insatisfeitocoma atuação do I CM Bio no combate às queimadas. Fazendeiros da região também criticaram Cerqueira. 

— No ano passado, o ICMBio esteve aí querendo nos levar não sei quantos mil hectares de graça. Trezentos mil hectares, criar outra reserva— protestou um fazendeiro durante encontro com Salles, em vídeo publicado na internet. Em entrevista ao GLOBO,  Cerqueira negou que sua exoneração esteja relacionada ao episódio, mas acusou Salles de agir com “ciumeira”.

— O ministro me exonerou. Ele me chamou e eu disse: “Não vou sair, estou fazendo o meu trabalho”. Diminuiu a quantidade de desmatamento nas unidades de conservação. Não muito, mas diminuiu. Temos conversado com ONGs,éumdi álogo, masa ciumeira infelizmente impediu ... Ele pediu para fazer o melhor trabalho nas condições que tive. O militar afirmou ao GLOBO que “se expunha muito”, algo que incomodaria Salles. O diálogo com organizações não governamentais também nãoébemv isto pelo ministro, quesis tematicamente as acusa de sujara imagem do Brasil no exterior ao denunciar o avanço do desmatamento e das queimadas.

  MPF INVESTIGA VOO

O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar o uso de avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar supostos garimpeiros de Jacareacanga, no Pará, até Brasília para uma reunião com Salles. Em documento enviado ao MPF, a própria FAB confirmou que concedeu, em 6 de agosto, uma aeronave para levar pessoas até a capital, mas informou que se tratavam de lideranças indígenas. Indígenas consultados pelo Ministério Público afirmaram, no entanto, que as pessoas transportadas eram defensores dos interesses de garimpeiros que atuavam com a exploração ilegal de minérios no interior da terra indígena Munduruku. Segundo as apurações, Salles havia se encontrado com os garimpeiros um dia antes, durante visita ao sudoeste do Pará.