Título: Hospedagem e carona solidárias
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 15/02/2013, Política, p. 2
Sem dinheiro para bancar a vinda de futuros filiados ao lançamento da legenda amanhã, os “sonháticos”, como os apoiadores da ex-senadora Marina Silva se autodenominam, estão dando um “jeitinho” para atrair participantes. Cama, sofá-cama e até colchão inflável são oferecidos em um esquema de hospedagem solidária, organizado na página do movimento. O espaço para a cerimônia, em Brasília, foi alugado graças a uma “caixinha” dos cerca de 250 sócios-fundadores da Rede Pró-Partido. A estimativa é que 1,5 mil pessoas participem.
Com a expectativa de atrair o máximo possível de participantes e com o receio de que os altos preços da capital federal os espantem, um grupo do Distrito Federal criou um esquema de oferta de hospedagem pela internet. Pela página do partido, eles divulgam vagas em suas próprias casas. Nem todas as ofertas incluem um quarto nos padrões de hotel. A maioria das pessoas que topar entrar no esquema da hospedagem solidária ficará no sofá-cama dos “sonháticos”. Na web, eles descrevem até se aceitam ou não fumantes.
O advogado Raul do Valle, de 40 anos, é um dos moradores do DF que vão abrir as portas de casa. Ele ofereceu três vagas em seu apartamento na Asa Norte, onde mora com a mulher e dois filhos. A família abraçou a ideia e as vagas já estão preenchidas. Duas pessoas são conhecidas deles; a outra, não. “Como não há uma estrutura institucional, é caro para as pessoas pagarem do próprio bolso, o que pode dificultar a presença de alguns. Então, propusemos fazer essa hospedagem solidária”, disse.
Passagem Valle diz que, apesar de ser perigoso receber desconhecidos, está com a expectativa de conhecer seu hóspede. “Será uma experiência interessante”, afirmou. Ele confirma que se filiará ao novo partido. “Uma das ideias é questionar essa lógica de olhar o desenvolvimento pelo Produto Interno Bruto (PIB) do país”, relatou. A hospedagem solidária, porém, não conquistou tantos adeptos, pelo menos na internet. Até o fim da tarde de ontem, 12 pessoas haviam se cadastrado para oferecer 21 vagas em suas casas.
A outra articulação do grupo é para transporte. Na internet, eles criaram um cadastro para que os participantes informem de onde estão saindo para o evento. A proposta é unir as pessoas que partem da mesma cidade em um transporte coletivo, numa tentativa de diminuir os custos do deslocamento. O site informa telefones de ônibus que saem de sete cidades. A passagem mais cara é de Salvador (R$ 850). Há também uma “sonhática” que oferece carona gratuitamente em seu carro.
O evento ocorrerá a partir de 8h30, no Unique Palace, no Setor de Clubes Sul de Brasília, e deve terminar no início da noite. Há uma inscrição para participação na internet. Quem não se inscrever só poderá ingressar se o local não estiver lotado. Não será cobrada entrada. O custo do aluguel do espaço não foi informado pela Rede Pró-Partido.
15 mil Expectativa de público prevista pelos organizadores para acompanhar o lançamento do partido, amanhã, no Setor e Clubes Sul
“Como não há uma estrutura institucional, é caro para as pessoas pagarem do próprio bolso, o que pode dificultar a presença de alguns. Então, propusemos fazer essa hospedagem solidária” Raul do Valle, advogado