Título: PIB da Zona do Euro cai 0,6%
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/02/2013, Economia, p. 9
A Zona do Euro teve um quarto trimestre de 2012 marcado por recessão. O balanço do período, divulgado ontem pela agência de estatísticas da União Europeia Eurostat, mostra que a economia dos países que compartilham o euro como moeda registrou recuo de 0,6%, ante retração de 0,1% no terceiro trimestre — para o ano, o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,5% no bloco. A queda foi a mais acentuada desde o primeiro trimestre de 2009.
Até Alemanha e França, as duas maiores economias da ZE, tiveram encolhimento: -0,3% e -0,6%, respectivamente. O desempenho das exportações alemãs, o motor da economia nacional, foi a principal causa da queda do PIB do país. Na França, o primeiro-ministro Jean-Marc Assault reconheceu, na quarta-feira, pela primeira vez, que o crescimento fraco estava colocando a meta de deficit de seu governo para 2013 fora de alcance.
Embora a Alemanha esteja mais resistente e deva se recuperar neste primeiro trimestre de 2013, analistas temem que haja, no período, um novo recuo na Zona do Euro. “As chances de que a economia (alemã) volte a crescer são muito boas. Os primeiros indicadores estão todos apontando para cima”, disse a economista-chefe do UniCredit, Andrea Reese. “A questão, no entanto, é o quão forte o primeiro trimestre será. Esperamos um crescimento de 0,3%.”
Outros países com economias já bastante abaladas pela crise global tiveram desempenhos ainda piores. É o caso de Grécia (-6,0%), Espanha (-0,7), Itália (-0,9%) e Portugal (-1,8%). O PIB da Grã-Bretanha (um dos 10 países da UE que não pertencem à ZE) retrocedeu 0,3%, desmentindo as esperanças geradas pelo aumento no terceiro trimestre, quando a economia saiu da recessão com um crescimento de 0,9%. Diante da divulgação do fraco desempenho regional, as ações europeias fecharam ontem em baixa. O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, registrou recuo de 0,12%, enquanto o índice de blue chips da Zona do Euro caiu 0,81%.
6,0% Quanto recuou a economia da Grécia