Correio braziliense, n. 20936, 18/09/2020. Cidades, p. 17

 

Vagas abertas para vacina contra covid-19

18/09/2020

 

 

Em andamento no Hospital Universitário de Brasília (HUB), os testes feitos com vacina chinesa contra a covid-19 continuam com abertura para a participação de voluntários. Para se candidatar, é preciso ser profissional da saúde do DF e se inscrever no site https://app.profiscov.com. “Estamos na fase de recrutamento e inclusão de participantes e também vacinando e acompanhando os voluntários que já entraram”, conta o chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do HUB, Fernando Araújo.

A meta no DF é chegar a 852 participantes do estudo. Tanto o HUB quanto o Instituto Butantan, que coordena a análise dos dados e a pesquisa, não conseguiram informar o total de voluntários inscritos especificamente na capital federal atualmente. No Brasil, havia cerca de 4 mil, com dados do início da semana, segundo o Butantan. A meta é chegar a 9 mil.

Na UnB, como em outros centros do país, faz-se a vacinação e o acompanhamento dos voluntários. A análise dos dados e a consolidação dos resultados, entretanto, ficam a cargo do Butantan. “Nós aplicamos a vacina em duas doses e acompanhamos conforme o protocolo exige, fazendo testes, exames de sangue. Isso encaminhado para lá e a partir daí se analisa a eficácia e a segurança do uso da vacina”, explica Araújo.

Variáveis

Não há previsão de quando os resultados concretos dos testes comecem a sair e de em que momento a produção da vacina poderá ser efetivada. “Depende de uma série de variáveis. A gente tem uma vontade de que esse momento chegue logo e tenha um número de participante com magnitude que nos permita antecipar o resultado, mas a gente não pode achar que é fácil e simples. É complexo e são muitas variáveis”, pondera.

Araújo esclarece que o fato de ocorrerem testes no DF não faz com que a capital tenha prioridade para receber a vacina caso a produção possa, de fato, ocorrer. “Não tem nenhuma pactuação em relação a isso e a gente não tem governança para essa decisão.”

Questionada pelo Correio sobre a procura do GDF por programas de desenvolvimento de vacinas, a Secretaria de Saúde informou que, embora tenha havido grandes avanços nas pesquisas pelas vacinas para a prevenção da covid-19, não existe orientação formal sobre a adoção de vacina na rede do SUS. “A equipe de imunização do DF é composta por profissionais de relevante competência e experiência na área, estando preparada para absorver mais esta vacina no calendário vacinal, caso seja realmente comprovada a sua eficácia e segurança para ser utilizada em campanhas de saúde pública.”

No fim de agosto, o secretário interino de Saúde do DF, Osnei Okumoto, reuniu-se com o embaixador russo Sergey Akopov. Na reunião, Okumoto demonstrou interesse do GDF em fechar acordo com o país para a produção local. No entanto, ainda não houve concretização da parceria.