Título: Morre Almir Gabriel, ex-governador do Pará
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 20/02/2013, Política, p. 4

O ex-governador do Pará, Almir Gabriel (PTB), 80 anos, morreu ontem, às 8h da manhã, em decorrência de um enfisema pulmonar e de deficiência cardíaca, que levaram à falência múltipla dos órgãos. Gabriel estava internado desde o dia 3, em estado terminal, e tinha pedido aos médicos que não ser submetido à cirurgia em caso de parada cardíaca. O ex-governador já tinha sido internado em 2008, no Instituto do Coração, em São Paulo, quando morava no interior do estado, com problemas de saúde relacionados ao cigarro e ao sedentarismo.

O corpo de Almir Gabriel foi velado ontem, no Palácio Lauro Sodré, em Belém. O enterro está marcado para hoje, em Castanhal (a 70 km da capital), onde o ex-governador nasceu.

Médico cardiologista, Almir Gabriel governou o Pará entre 1995 e 2002. Uma gestão que ficou marcada pelo massacre de Eldorado dos Carajás, no segundo ano de mandato. Na ocasião, ao reprimir uma manifestação de trabalhadores sem-terra, policiais militares mataram 19 pessoas que participavam do bloqueio de uma estrada no sudeste do Pará. A ordem para a desocupação da via partiu do então governador.

A ligação do médico com a política data dos anos 1980, no governo paraense. Ele começou como secretário de Saúde e, depois, de Segurança, entre 1979 e 1983. Entre 1983 e 1986, foi prefeito de Belém. Depois, elegeu-se senador constituinte. No fim da década de 1980, Gabriel ajudou a fundar o PSDB. Em 1989, foi candidato a vice-presidência da República, na chapa de Mário Covas. Em 2009, deixou o partido e, em 2011, filiou-se ao PTB.