Título: Polícia mais bem paga
Autor: Puljiz, Mara; Almeida, Kelly
Fonte: Correio Braziliense, 20/02/2013, Cidades, p. 22

Se o Distrito Federal tem uma das maiores proporções de policiais militares por habitante no Brasil, o mesmo não acontece com a quantidade de delegacias de Polícia Civil à disposição dos brasilienses. Além disso, as forças policiais do DF estão entre as mais bem equipadas e as mais bem pagas do país. As conclusões aparecem em um amplo estudo divulgado ontem pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ele tem como base informações repassadas pelas secretarias estaduais da área e, segundo o governo federal, serve como diagnóstico para auxiliar na distribuição dos recursos destinados às unidades da Federação.

A análise objetiva dos números coloca a capital federal em uma situação confortável. A PM, por exemplo, está entre as três com as maiores quantidades de postos de polícia comunitária do país e com a menor proporção de habitantes por policial do Brasil (168 moradores para um PM). A corporação aparece também no topo daqueles com melhor remuneração. Para o titular da Secretaria de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, no entanto, a realidade é outra. “É preciso levar em consideração o impacto de mais de um milhão de habitantes do Entorno aqui. Se considerarmos isso, a situação é bem diferente”, afirma o secretário.

Em relação à Polícia Civil do DF há um dado preocupante. A capital federal está entre as três piores do Brasil, ao lado do Ceará e do Rio de Janeiro, na proporção de delegacias a serviço da população. No DF, existe uma unidade de polícia para cada grupo de 49.245 habitantes. Avelar confirma esse quadro, tomando como base a quantidade de policiais civis na capital. “Desde 1993, o nosso efetivo é o mesmo. A população, na época, era de 1 milhão de pessoas. Hoje, já são 2,6 milhões apenas no DF. Se formos considerar o Entorno, sobe para 4,2 milhões. É preciso melhorar os números das nossas corporações. Estamos trabalhando para isso”, avisa.