O globo, n. 31798, 28/08/2020. País, p. 7

 

“Bolsocriva" aliados de Crivella manipulam apoio

Paulo Cappelli

28/08/2020

 

 

Vídeo divulgado por WhatsApp cria slogan eleitoral e edita declaração de Bolsonaro para induzir que ela foi direcionada ao prefeito do Rio. Mensagem original foi gravada para Neymar e divulgada na véspera da final da Liga dos Campeões

 Aliados do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, divulgaram ontem um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro oferece um suposto apoio eleitoral a ele, que tentará a reeleição em novembro. O material, porém, usa uma gravação feita pelo presidente para apoiar o jogador Neymar, do PSG, divulgada no sábado, véspera da final da Liga dos Campeões, em que o time defendido pelo brasileiro foi derrotado pelo Bayern de Munique.

O vídeo divulgado por aliados de Crivella tem uma logomarca “BolsoCriva” e começa com uma fala do presidente, no Palácio da Alvorada, vestindo a camisa do ABC de Natal.

—Estamos aqui na torcida. O pai tá on. Valeu — disse o presidente, usando uma expressão utilizada por Neymar. Na sequência, aparece uma cena de Bolsonaro e Crivella dançando, o que ocorreu em fevereiro, em um evento evangélico.

A gravação original do presidente, divulgada nas redes do senador Flavio Bolsonaro (RepublicanosRJ), porém, cita o jogador:

—Olá, Neymar, bom jogo para você. Estamos aqui na torcida. O pai tá on. Valeu. Embora tenha sinalizado positivamente a Crivella, com elogios e participações em eventos públicos, Bolsonaro ainda não manifestou oficialmente apoio a nenhum candidato no Rio. Ontem, O GLOBO mostrou que o presidente deve endossar publicamente a candidatura de Crivella em um eventual segundo turno.

O secretário de Ordem Pública do Rio, Gutemberg Fonseca, atribuiu o vídeo à militância e afirmou que não há “mentira” no material:

—O vídeo não induz a erro. O Bolsonaro tem sinalizado de forma nítida e clara o apoio ao Crivella. Eu recebi (o vídeo). Não tem maldade nenhuma. Não tem mentira nenhuma. Tem incentivo à dança. E mostra que eles estão alinhados. A dança dos dois foi verdade ou foi mentira? Foi verdade.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ex-juíza e bolsonarista brigam por candidatura

Bernardo Mello

Paulo Cappelli

28/08/2020

 

 

A ex-juíza Glória Heloíza, que largou a magistratura para ser candidata à Prefeitura do Rio pelo P SC, trava um conflitovelado como deputado federal Oto nide Paula( P SC RJ), que tenta viabilizar sua própria candidatura no mesmo partido. Apoiada originalmente pelo presidente nacional da legenda, Pastor Everaldo, Glória Heloíza ainda não sabe qual será a participação na campanha do governador do Rio, Wilson Witzel, também ex-juiz, hoje abalado por denúncias de corrupção durante a pandemia da Covid-19.

Otoni, que tem atacado o governador desde o ano passado por conta de seu rompimento com o presidente Jair Bolsonaro, aproveitou a fragilidade atual de Witzel para tentar se lançar candidato a prefeito. Embora seja aliado de Bolsonaro, o deputado tem repetido que não apoiará a campanhaà reeleição de Marcelo Crivella(Re publicanos ), que recebeu sinalizações de apoio do presidente. Otoni afirmou que conversará com G lóri aH eloízaa té o fim do dia de hoje, par atentar convencê-laa apoiá-lo. Ono medo PSC para a eleição municipal será definido na segunda-feira, após votação envolvendo sete representantes do diretório municipal do partido. Glória Heloíza disse que Otoni nunca a procurou para conversar e afirmou que o deputado tenta resolver disputas internas pela imprensa:

—Votos e conquista no espaço certo. Venho fazendo um trabalho ombro a ombro dentro do partido, porque acredito que essa é a forma mais democrática de conseguir esse espaço para ser candidata. Então, se ele (Otoni) quiser ser candidato, ele que lute.

‘CHANCES REAIS’

Sem nunca ter disputado cargo eletivo, Glória Heloíza ressaltou que ainda não decidiu quem será o vice em sua chapa — e Otoni já afirmou que não tem interesse no posto.

— Entendo que eu só posso aceitar ser vice de alguém que tenha uma força política maior que a minha. Isso não é vaidade nem desrespeito com a Glória Heloíza. As pesquisas mostram que, na corrida eleitoral, eu largo bem na frente dela, com chances reais de vencer a eleição —disse o deputado federal.