O Estado de São Paulo, n.46285, 08/07/2020. Metrópole, p.A11

 

Pazuello não vai ficar na Saúde, diz Bolsonaro

Daniel Weterman

08/07/2020

 

 

Presidente, no entanto, não dá sinais de que está à procura de um titular para a pasta

54 DIAS sem Ministro da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que o general Eduardo Pazuello não permanecerá no cargo de ministro da Saúde, que ocupa como interino. Ele não deu sinais, porém, de que procura outro nome para a pasta. Durante a pandemia de covid-19, o ministério está há 54 dias sem um titular. A doença já provocou 66.868 mortes no Brasil até a noite de ontem.

"É um nome que não vai ficar para sempre, está completando três meses como interino e já deu uma excelente contribuição para nós", afirmou Bolsonaro ao falar sobre Pazzuello em na entrevista a emissoras de TV em que informou estar com o novo coronavírus.

Bolsonaro não tem dado nenhuma sinalização de que está em busca de um nome para a pasta responsável por enfrentar a pandemia. Como mostrou o Estadão, é a primeira vez desde 1953 que o ministério fica tanto tempo sem um titular.

O presidente classificou o interino como "ruim de imprensa", mas "excelente gestor". Pazuello é apontado por colegas de governo e secretários locais de saúde como mais influente e poderoso do que Nelson Teich, último titular da pasta.

Recém-eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Carlos Lula avalia que o ministério adotou um mau caminho até agora no combate ao coronavírus. "É uma gestão muito confusa. A gente sabia que a chegada da doença seria avassaladora no País, mas não é justificativa para se fazer o que se fez até agora", afirmou Lula, titular da Saúde do Maranhão, ao Estadão. "A caminhada até aqui foi muito ruim. "