Correio braziliense, n. 20947, 29/09/2020. Negócios, p. 9

 

INSS: 69% dos peritos voltaram

29/09/2020

 

 

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informaram que 633 peritos médicos federais compareceram ontem ao trabalho presencial nas agências, o que presenta 69% do total de profissionais disponíveis. Segundo a nota, até as 16h, foram realizadas 5.716 perícias presenciais. Os atendimentos ocorreram em 189 das 227 agências que deveriam ter perícia médica.

A queda de braço entre a categoria e o INSS, que vem ocorrendo desde que o órgão anunciou a reabertura das agências para o atendimento presencial, deixou como saldo, além do desgaste nas relações entre os médicos e o governo, centenas de milhares de segurados do INSS sem conseguir resolver os problemas como obtenção ou prorrogação de benefícios como aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.

Os peritos alegam que nem todas as agências ofereceram condições sanitárias adequadas aos profissionais e ao público, como disponibilidade de equipamentos de proteção individual contra a covid-19. O INSS, por sua vez, diz que a situação já está normalizada. (FS)