O globo, n. 31809, 08/09/2020. Sociedade, p. 8

 

Vacina chinesa em teste no butantan é segura para idosos, diz estudo

08/09/2020

 

 

No entanto, os resultados iniciais mostraram que as respostas imunológicas foram um pouco mais fracas que nos mais jovens

O laboratório chinês Sinovac Biotech disse ontem que sua vacina contra a Covid-19 parece ser segura em pessoas mais velhas, segundo resultados preliminares de seus testes nas Fases 1 e 2, embora as respostas imunológicas induzidas tenham sido moderadamente mais fracas do que em adultos jovens.

A candidata da Sinovac está sendo testada no Brasil na sua Fase 3 em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo. Foram trazidas 20 mil doses ao país, que estão sendo aplicadas em até 9 mil voluntários em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

As autoridades de saúde de todo o mundo estão preocupadas coma perspectiva de eficácia das vacinas em desenvolvimento nos idosos, grupo cujo sistema imunológico normalmente reage com menos intensidade às inoculações. O vírus já matou pouco mais de 890 mil pessoas no planeta.

Na avaliação preliminar da Sinovac, foram considerados idosos os pacientes com mais de 60 anos.

Chamada CoronaVac, a candidata chinesa não provocou efeitos colaterais graves nos ensaios combinados de Fase 1 e Fase 2 lançados em maio, que envolveram 421 participantes, disse o representante da Sinovac Liu Peicheng. Os resultados completos ainda não foram publicados em periódico científico.

Quatro das nove vacinas que estão nos testes de Fase 3 globalmente são de empresas chinesas.

Dos três grupos de participantes que tomaram respectivamente duas injeções de baixa, média e alta dose de CoronaVac, mais de 90% experimentaram alta significativa nos níveis de anticorpos, enquanto os níveis foram ligeiramente mais baixos nos idosos do que os observados em indivíduos mais jovens. Mas, segundo o representante da empresa, esse resultado está dentro das expectativas.

A CoronaVac, testada no Brasil e na Indonésia no estágio final de testes para avaliar se é eficaz e segura o suficiente para obter aprovações regulatórias para uso em massa, já foi dada a dezenas de milhares de pessoas, incluindo cerca de 90% dos funcionários da Sinovacesuasfam ílias, como parte do esquema de vacinação de emergência da China para proteger as pessoas que enfrentam alto risco de infecção.

A vacina potencial pode permanecer estável por até três anos no armazenamento, disse Liu, o que pode oferecer à Sinovac alguma vantagem na distribuição da vacina para regiões onde não há transporte refrigerado garantido.

 OUTROS IMUNIZANTES

Outras vacinas sendo testadas no Brasil também estão tentando cobrir a população idosa em seus testes para garantir que a eficácia seja avaliada dentro do grupo com o maior percentual de risco de complicações da Covid-19.

A vacina produzida pela AstraZeneca em parceria coma Universidade de Oxford incluiu inicialmente pacientes de 18 a 55 anos deidade em seu teste clínico, depois estendeu o recrutamentos em limite máximo de idade. A vacina russado Instituto G amal eya,qued eves er testada em um grupo do Paraná, também promete recrutar pacientes idosos.