Correio braziliense, n. 20951, 03/10/2020. Brasil, p. 5

 

Covid-19: mais de 145 mil mortos

Fernanda Strickland 

03/10/2020

 

 

Passa de 145 mil o número de mortos pelo novo coronavírus no Brasil. De acordo com as informações divulgadas no boletim da situação epidemiológica da covid-19 no país, em 24 horas foram registradas 708 mortes pela doença. Esse é o segundo dia consecutivo em que são registrados menos de 800 óbitos. Entretanto, em 30 de setembro, o país registrou mais de mil mortos, depois de mais de uma semana sem atingir o patamar.

Os dados também apontam que o Brasil contabilizou mais 33.431 novos casos de covid-19. Somados aos casos anteriores, agora são 4.880.523 casos confirmados. Até o momento, do total de infectados desde o início da pandemia, 10,3% estão em observação, equivalente a 502.542 pessoas. Outros 86,7% estão recuperados — 4.232.593.

Eliseu Alves Waldman, médico do Departamento de Epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública da USP, disse que nas últimas duas semanas houve uma tendência mais forte de diminuição, mas pondera: “No Amazonas, aparentemente, está tendo um aumento (de casos). No geral, ou estão estáveis ou em situação decrescente, porém lenta, como em São Paulo”, observou.

Em relação a uma possível segunda onda de contágio, Elizeu Waldman acredita que não é ainda o caso do Brasil, pois não teríamos saído, ainda, da primeira onda. “Sobre a covid-19 ainda se sabe muito pouco para fazer afirmações. De uma maneira geral, o parâmetro que temos para fazermos previsões, com várias ressalvas, é o comportamento da influenza da pandemia da gripe espanhola, que carregou três ondas, sendo a segunda mais forte na maioria dos países”, explicou.

Ele ponderou, entretanto, que “na Europa, países que foram fortemente atingidos, como Itália, França etc, tiveram uma onda muito grande, com um número elevado de óbitos, bem maior do que nas Américas”, disse, completando que, nesses países, foram tomadas medidas mais drásticas. (Com Bruna Lima e Renata Rios)

*Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

708 Mortes confirmadas nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde