Correio braziliense, n. 20951, 03/10/2020. Ciência, p. 12

 

Droga reduz replicações

03/10/2020

 

 

Um artigo publicado na revista Nature Communications mostra que a droga fumarato de dimetila (DMF), que é aprovada para o tratamento de pacientes com esclerose múltipla, inibe o crescimento de diversos vírus nas células, incluindo o Sars-CoV-2. O estudo é preliminar, ainda na fase de tubo de ensaio. “Como estamos fazendo pesquisa básica, obviamente não sabemos se a droga funciona em infecções em humanos (...)No entanto, devo dizer que estou muito otimista”, diz Christian Kanstrup Holm, professor do Departamento de Biomedicina da Universidade de Aarhus, Dinamarca.

Quando a pandemia começou, Holm e a equipe testavam os efeitos de uma droga que era virtualmente idêntica a um medicamento específico para a esclerose, a substância chamada 4-octil-itaconato, nos vírus do herpes, da varíola e do zika, que são conhecidos por causar defeitos fetais. A ideia era buscar um medicamento antiviral de amplo espectro. Os testes foram bem-sucedidos.

“Então, o coronavírus apareceu de repente. Também o testamos e vimos um efeito enorme. O número de replicações que o Sars-CoV-2 faz de si mesmo nas células do corpo foi simplesmente reduzido drasticamente”, explica Holm. “Ao mesmo tempo, a droga inibiu a reação imunológica ou a condição inflamatória que constitui uma grande parte da ameaça real para os pacientes com coronavírus. As pessoas não morrem apenas do vírus em si, mas também da inflamação que ocorre nos pulmões.”

Quando o grupo viu os resultados com 4-octil-itaconato, repetiu os testes com um produto aprovado correspondente, o fumarato de dimetila (DMF), que mostrou virtualmente o mesmo efeito inibitório.