Título: Privatização em debate
Autor: Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 04/03/2013, Política, p. 5

Um assunto bastante conhecido do eleitor brasileiro ganhou espaço nos discursos de políticos que estão de olho na eleição presidencial do ano que vem: a privatização. Mas, desta vez, as críticas mudaram de lado: os tucanos pretendem mostrar que a prática, tão criticada pelo PT em eleições passadas, vem sendo usada cada vez mais nos últimos anos, mas sob o nome de “concessão”. Para evitar que o discurso contraditório coloque em xeque questões ideológicas do partido, petistas batem na mesma tecla: tentam mostrar a diferença entre os modelos de concessões e as privatizações.

Nas eleições presidenciais de 2006 e 2010, o assunto esteve muito presente nos debates. Lula e Dilma insistiram que as “vendas a preço de banana” de empresas nacionais, como a Vale do Rio Doce e a Light, representaram grandes perdas para o país. “No passado não soubemos defender as ações de nosso governo. Erro que não vamos cometer desta vez”, avalia o presidente do PSDB mineiro, deputado federal Marcus Pestana. O PT refuta as comparações. “Não são conceitos iguais, já que na concessão existe um contrato flexível em que o Estado pode revisar as regras buscando o melhor para o público. Já na privatização, acontece a perda do controle acionário da empresa”, explica Raul Pont, um dos fundadores do PT e deputado estadual no Rio Grande do Sul.