Correio braziliense, n. 20957, 09/10/2020. Brasil, p. 5

 

Mais perto das 150 mil mortes

09/10/2020

 

 

Os números do novo coronavírus no Brasil confirmados pelo Ministério da Saúde, ontem, continuam indicando uma queda das atualizações diárias de casos e mortes pela doença. O órgão registrou mais 27.750 infecções e 729 óbitos em decorrência da covid-19. Com isso, o país acumula 5.028.444 de casos e 148.957 vítimas.

Segundo levantamento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), a média móvel brasileira dos últimos sete dias é de 25.907 casos e 611 fatalidades diárias. Apesar de comemorar a queda vista na média móvel de casos e mortes, especialistas alertam que os números ainda continuam altos e que a população não deve deixar os cuidados de lado.

Divulgados nesta quinta, os dados do Boletim Epidemiológico Semanal, que se referem a semana epidemiológica de número 40, a última concluída, apontam tendência de estabilização do número de registros de casos e redução nos registros de óbitos por covid-19 em comparação com a última semana.

Entre os casos registrados na semana 40 e na semana 39 houve uma variação de -0,5%, demonstrando estabilidade no número de novas notificações da doença. Já em relação aos óbitos, houve redução de 6% entre as semanas.

Regiões

Ao observar as regiões separadamente, é possível notar redução nos registros de casos nas regiões Centro-Oeste (-6%) e Nordeste (-7%). Enquanto isso, nas regiões Norte e Sudeste, os dados mostraram estabilização; e na região Sul, as atualizações de novas infecções cresceram (+19%).

Em relação aos óbitos, o Centro-Oeste também observou uma redução (-9%); o Sudeste viu uma queda ainda maior (-13%). Já o Nordeste e o Sul constataram uma estabilização.

O Norte teve incremento de 22% nos registros, o que, de acordo com o ministério, “pode ser explicado pela conclusão da investigação de óbitos ocorridos em meses anteriores pela Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, que só foram contabilizados como óbitos por covid-19 nesta semana”.

O país, que ocupa o terceiro lugar no ranking das nações com mais casos do novo coronavírus, está praticamente tomado pela doença. Isso porque até o último sábado, (3/10), apenas cinco municípios não confirmaram nenhum teste positivo. Das 5.565 cidades que já atestaram casos positivos, 4.608 registraram pelo menos um óbito pela doença. Ou seja, 83% dos municípios brasileiros. (MEC)