O Estado de São Paulo, n.46292, 15/07/2020. Economia, p.B7

 

Câmara vai retomar debate sobre tributos

Camila Turtelli

15/07/2020

 

 

A Câmara dos Deputados decidiu retomar o debate da reforma tributária sem esperar mais pelo Senado. Ontem, após uma reunião virtual entre lideranças do Parlamento e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga sobre a economia do País e o pós-pandemia, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu anunciar a volta do tema.

Antes da pandemia, a reforma tramitava com uma proposta em cada Casa – a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 110 no Senado e a 45 na Câmara. O debate convergia para uma comissão mista do Congresso, com deputados e senadores. Os trabalhos, no entanto, foram suspensos devido à crise.

"O presidente do Congresso (Davi Alcolumbre) disse que tinha dificuldade de retomar as comissões mistas. Como não conseguimos avançar lá, a partir de amanhã (hoje) vamos retomar o debate na Câmara. Se pudermos retomar junto com o Senado, muito melhor", disse.

O debate deve avançar também independentemente da apresentação de proposta do governo. Desde o ano passado, lideranças do Congresso cobram que o governo envie sua proposta. "O País está esperando há um ano meio a proposta de Paulo Guedes (ministro da Economia) e nada. Veio uma repetição da questão da CPMF", disse o líder do Cidadania na Câmara, Arnaldo Jardim (SP).