Correio braziliense, n. 20957, 09/10/2020. Saúde, p. 13

 

Chance de proteção duradora após cura

09/10/2020

 

 

Pessoas que sobrevivem a casos graves de covid-19 têm respostas imunológicas duradouras contra o vírus, segundo  estudo feito por cientistas americanos. Ao analisar amostras sanguíneas de mais de 300 pacientes, os pesquisadores observaram que os recuperados mantiveram anticorpos de defesa do vírus Sars-CoV-2 por mais de três meses. Os dados foram apresentados na última edição da revista especializada Science Immunology.

“Há uma grande lacuna de conhecimento em termos de quanto tempo duram as respostas de anticorpos em pacientes que sofreram com a covid-19. Os dados relacionados a esse tema ainda são bem confusos, o que atrapalha a nossa compreensão sobre a doença”, afirma, em comunicado, Richelle Charles, pesquisadora da Divisão de Doenças Infecciosas do Massachusetts General Hospital (MGH) e principal autora do estudo científico.

Para entender melhor o tema, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 343 pacientes infectados pelo novo coronavírus, a maioria deles foi acometida por quadros graves da covid-19. Amostras de sangue dos participantes da pesquisa foram coletadas por quatro meses, logo após o surgimento dos sintomas da doença. Os cientistas também usaram amostras colhidas antes da pandemia (grupo controle).

Mapeamento

No material colhido, foram medidos os níveis do anticorpo imunoglobulina G (IgG), produzido naturalmente pelo organismo humano. A equipe observou que as taxas do agente imune do organismo permaneceram elevadas ao longo dos quatro meses e foram associadas à presença de outros anticorpos protetores, que demonstraram pouca diminuição na atividade durante o tempo de acompanhamento.

“Isso significa que as pessoas, provavelmente, estarão protegidas por esse período”, explica Charles. “Nós mostramos que as principais respostas de anticorpos à covid-19 persistem, e isso nos alegrou bastante.” Os pesquisadores também descobriram que os níveis mais altos de IgG estavam relacionados a infectados que apresentaram sintomas por pelo menos 14 dias.

Segundo os cientistas, determinar a duração da resposta imunológica à covid-19 ajudará na obtenção de dados mais precisos sobre a propagação do Sars-CoV-2. “Saber quanto tempo as respostas de anticorpos duram é essencial para saber usar, com eficácia, os testes de anticorpos, que, com o exame PCR, são uma das armas de diagnóstico. Esses dados podem fazer a diferença durante o mapeamento dessa doença”, avalia Richelle Charles. “Nosso estudo também nos dá a esperança de que as pessoas infectadas desenvolvem proteção duradoura, o que definiria os casos de reinfecção como episódios raros, que é o que acreditamos até agora.”

4 meses

Período em que os voluntários curados de casos graves da covid-19 apresentaram níveis altos de anticorpos protetivos