O Estado de São Paulo, n.46294, 17/07/2020. Política, p.A10

 

Dois senadores confirmam recurso federal

Tulio Kruse

Marcelo Godoy

17/07/2020

 

 

Dois dos senadores citados pelo major Olimpio (PSL-SP) admitiram que foram atendidos pelo governo com o repasse da verba extra contra a pandemia nos Estados, mas afirmaram que as conversas não envolveram a troca de apoio. Tanto o senador Plínio Valério (PSDB-AM) quanto Marcos Do Val (Podemos-ES) disseram que seguirão votando contra o governo quando discordarem das propostas.

Olimpio disse que alguns colegas aceitaram "ingenuamente" a verba. "O Marcos do Val disse: 'Me ofereceram, eu pensei que era pro Estado e topei'. O senador Plínio Valério disse: 'Dividi entre os 65 municípios do Estado'. E mandou a forma de divisão que fez no Amazonas."

Valério diz que seu gabinete foi procurado pela assessoria da Presidência e informado que podia destinar R$ 20 milhões a municípios de sua escolha. Apesar de ver interesse governo em atrair apoio, ele disse que nenhum acordo foi oferecido. "Vejo o governo fazendo política e tirando proveito da verba. Um dinheiro, que já existia para o combate à covid, pegam e parte disso oferecem aos políticos para 'fazer uma média'. Não serão R$ 30 milhões que vão influenciar meu comportamento."

Oportunidade. Já Marcos Do Val diz que foi sua equipe de assessores que descobriu a portaria ministerial e viu ali uma oportunidade para destinar recursos ao Espírito Santo. Do Val relatou uma conversa que senadores tiveram no WhatsApp, em um grupo suprapartidário Muda Senado, na qual deixou claro ter obtido os recursos sem prometer contrapartida. "Eu fiz um pedido solicitando esse recurso extra, e aí tramitou normalmente", contou. Ele disse que constatou na conversa que a maioria dos senadores que não recebeu a verba era da oposição. O líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), confirmou que ele e outros opositores não receberam repasses e vê na medida inovação em "compra de apoio".

O Ministério da Saúde reafirmou ontem que, com os representantes dos secretários estaduais e municipais de saúde, definiu critérios técnicos para distribuir os recursos da covid-19. O Palácio do Planalto não se manifestou.