Correio braziliense, n. 20958, 10/10/2020. Mundo, p. 11

 

Trump retoma os atos de campanha

10/10/2020

 

 

Considerando-se totalmente restabelecido da covid-19, que motivou sua hospitalização há uma semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja reunir centenas de pessoas, hoje, no gramado da Casa Branca. Com pressa em retomar a agenda presencial de campanha, o republicano também programou para segunda-feira um comício na Flórida, estado decisivo nas eleições de 3 de novembro, onde o democrata Joe Biden está à frente, segundo as mais recentes pesquisas de intenção de votos.

Segundo um destacado funcionário do governo, que pediu para ter sua identidade preservada, Trump deve falar sobre “lei e ordem”, um dos principais temas de sua campanha. O presidente não deverá se misturar aos convidados nesse primeiro ato público. De acordo com a mesma fonte, o republicano vai manter distanciamento social e discursar de um balcão voltado para o jardim sul da Casa Branca.

A 24 dias das eleições, Donald Trump tem ainda mais pressa para voltar ao corpo a corpo com os eleitores e encurtar sua desvantagem nas pesquisas. “Ele está pronto para sair. Ele quer falar com o povo americano”, disse sua assessora de imprensa, Kayleigh McEnany, também infectada com o novo coronavírus, que, até ontem, havia provocado a morte de cerca de 213 mil pessoas, mais do que em qualquer outro lugar do mundo.

Na segunda-feira, fará um comício na Flórida. Inicialmente, Trump queria que o evento fosse realizado hoje à noite. Seu comitê também organiza um evento na Pensilvânia, onde Biden também está à frente. Na capital, Filadélfia, eleitores fazem filas para o voto antecipado. Em 2016, Trump conseguiu, com esses dois estados, sua vitória sobre Hillary Clinton.

Na quinta-feira, o médico de Trump anunciou que ele retornaria aos seus “compromissos públicos com segurança” a partir de hoje. O estado de saúde do presidente, um coronacético de primeira hora, gera desconfiança, visto que os médicos não publicaram dados importantes. Não há, por exemplo, uma explicação precisa de quando ele foi infectado e a data do último teste de coronavírus — e se deu negativo.

Informações públicas, como o fato de que ele foi tratado com corticoide, sugerem que seu quadro viral pode ter sido grave no início, levantando dúvidas sobre se ele precisa ficar mais tempo em quarentena.

Somado a essa pressão está o ataque dos democratas no Congresso, depois que a Câmara de Representantes, controlada pelos democratas, anunciou que quer estabelecer uma comissão para inquirir sobre a capacidade de Trump de governar e se a 25ª Emenda deve ser aplicada.

Ontem, a ABC News cancelou oficialmente o debate presidencial, depois que Trump recusou-se a participar de um evento virtual. Com isso, a a última chance de os dois candidatos se enfrentarem será em 22 de outubro.