Título: Condenado, Delúbio não fala do PT
Autor: Schiaffarino, Júlia
Fonte: Correio Braziliense, 07/03/2013, Política, p. 9

Aguardando ordem de prisão, o ex-tesoureiro petista quer ampliar seus negócios no mercado imobiliário

Recife — A condenação a 8 anos e 11 meses de prisão por envolvimento no escândalo do mensalão — que devem ser cumpridos a partir de julho, segundo previsão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa —, ao que parece, tirou do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares o gosto de falar sobre dois temas que lhe eram caros: PT e política nacional. De passagem por Recife para lançar um portal de imóveis na internet, ele, que foi condenado por corrupção ativa na Ação Penal 470, fugiu dos temas espinhosos. “Estou afastado do partido. Não faço mais parte do diretório. Não posso emitir opiniões em relação ao PT”, respondia sempre que era perguntado sobre qualquer assunto que lembrasse a antiga atuação político-partidária.

O ex-tesoureiro permanece em Pernambuco até amanhã, véspera da festa programada pelo Partido dos Trabalhadores no estado para comemorar os 10 anos do partido na Presidência da República.

Delúbio explicou que foi a Recife em caráter exclusivamente profissional. Ele tem negócios no ramo imobiliário e participa de um salão de imóveis em Pernambuco. O primeiro evento do mensaleiro condenado foi uma palestra sobre marketing digital.

O ex-tesoureiro também não comenta o esforço da militância do partido, que tem feito campanha para arrecadar dinheiro com o objetivo de ajudar os mensaleiros a pagar as multas arbitradas pelo Supremo Tribunal Federal. No caso de Delúbio Soares, ele terá que pagar R$ 300 mil em multas, assim que a pena for aplicada.

Procurado pela reportagem do Correio, o presidente do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio, disse não ter tomado conhecimento da vinda do ex-tesoureiro ao estado. “Não sabia, assim como não sei se ele vem para o aniversário do PT”, declarou. Outros petistas regionais também disseram desconhecer a presença do ex-tesoureiro em Recife.

PT discute relação A expectativa em relação às comemorações da década do PT no poder é grande entre os pernambucanos da legenda, dado o momento de incertezas que o partido vive no estado. No ano passado, o senador petista Humberto Costa perdeu a disputa pela prefeitura de Recife para o candidato do PSB, Geraldo Júlio, que ocupou o cargo de vice-prefeito por quatro anos. As duas siglas se reconciliaram após a eleição, mas os petistas passam por momentos de apreensão, sem saber se o governador Eduardo Campos (PSB) será, de fato, candidato à Presidência da República contra Dilma Rousseff ou se permanecerá na aliança que dá sustentação política ao governo federal.

8 anos e 11 meses Pena de prisão imposta pelo STF a Delúbio Soares

Cachoeira: depoimento adiado O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, esteve ontem à tarde na Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco), em Taguatinga. Mas o depoimento teve de ser interrompido por causa de um apagão na delegacia. A data do novo depoimento não foi informada. Depois que a polícia fechou cerca de 30 casas de bingo no DF e no Entorno, Cachoeira entrou em contato com os investigadores para informar que não tinha relação com a exploração do jogo nesses locais. O contraventor se apresentou voluntariamente para prestar esclarecimentos.