Título: Imagem arranhada
Autor: Valle, Otto
Fonte: Correio Braziliense, 02/03/2013, Economia, p. 12

“Ninguém vai perder dinheiro se investir no Brasil.” A declaração da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para uma plateia de 300 pessoas em um hotel em Londres, na manhã de ontem, ganhou ares de mantra no governo. Gleisi e uma tropa de altos funcionários federais estiveram na capital inglesa em busca de parceiros para os projetos de US$ 235 bilhões em infraestrutura nos próximos anos.

Para alcançar o objetivo, porém, o governo precisa mudar a imagem de que, no país, os contratos não são respeitados e é difícil conseguir licenças ambientais — problemas negados pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho. “O Brasil tem honrado os contratos. Quanto aos licenciamentos, os entraves vêm sendo superados”, disse ele ao Correio.

Já Gleisi Hoffmann, citando as concessões do setor elétrico, culpou a imprensa pela imagem negativa do país. A incerteza jurídica, porém, espanta os investidores. Moacyr Duarte, presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), lembrou as concessões de estradas federais delegadas aos estados na década de 1990. O Rio Grande do Sul descumpriu os contratos e tentou devolvê-los à União. O caso está até hoje na Justiça.