Título: Protestos se repetem pelo país
Autor: Colares, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 10/03/2013, Política, p. 4

Manifestações como a da Esplanada dos Ministérios se repetiram pelas grandes cidades do país e até do exterior, organizadas por meio das redes sociais. Em São Paulo, segundo cálculos da Polícia Militar, entre 650 e 800 pessoas, indignadas com a eleição do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, pararam o trânsito na Avenida Paulista, no coração financeiro da cidade. Cartazes com frases como “Fora Feliciano” e “Queremos a CDHM de volta” deram o tom da manifestação. A insatisfação com a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado também foi lembrada nos protestos.

A cena se repetiu no Espírito Santo, onde mais de 200 pessoas se concentraram na Praça do Papa, em Vitória. O organizador do evento, Guilherme Rebelo, disse que a intenção foi alertar a população sobre o que pensa o pastor Feliciano, acusado de ser racista e homofóbico por grupos de defesa dos direitos humanos e de minorias. “Ele não é o mais indicado para reivindicar os direitos humanos”, disse ele. No Rio de Janeiro, cerca de 400 pessoas fizeram uma passeata no centro da cidade antes de ocupar a escadaria da Câmara Municipal, na Cinelândia, com o mesmo sentimento de repúdio ao novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O slogam mais repetido, ontem, foi “Feliciano, você vai ver, a maioria não precisa de você”. Os cartazes reforçavam a mensagem de repúdio ao deputado pastor. Outras cidades como Recife, Porto Alegre e Curitiba também promoveram manifestações de repúdio à eleição de Feliciano.

A campanha contra o pastor ultrapassou as fronteiras do país. Em Londres, duas pessoas protestaram em frente ao Big Ben, o famoso relógio da capital inglesa, com faixas onde se lia “estado laico”, “abaixo o fundamentalismo religioso” e “RIP (descanse em paz, na sigla em inglês) direitos humanos Brasil”. Brasileiros que moram em Buenos Aires também marcaram encontro no Obelisco, um dos mais movimentados pontos da capital argentina. Os protestos devem se repetir ao longo da semana. Em Salvador, um ato contra Feliciano está marcado para hoje. Em Florianópolis, os manifestantes estão convocando as pessoas via redes sociais para protestar na quarta-feira.