Valor econômico, v. 21, n. 5116, 28/10/2020. Internacional, p. A13

 

Rússia pede registro rápido de vacina

Assis Moreira

28/10/2020

 

 

A vacina russa, batizada de “Sputnik V”, foi a primeira registrada no mundo, na Rússia, e criada em um sistema de plataforma de vetores adenovirais humanos

O Fundo Soberano da Federação Russa anunciou ontem que enviou pedidos à Organização Mundial da Saúde (OMS) para um procedimento de registro acelerado (Lista de Uso de Emergência, EUL) e pré-qualificação de sua vacina contra a covid-19.

A vacina russa, batizada de “Sputnik V”, foi a primeira registrada no mundo, na Rússia, e criada em um sistema de plataforma de vetores adenovirais humanos.

Conforme o Fundo Soberano, que coordena a produção da vacina, a Rússia é assim um dos primeiros países do mundo a solicitar à OMS a pré-qualificação de sua vacina contra a covid-19.

Segundo o comunicado russo, o Programa de Pré-Qualificação é um programa das Nações Unidas coordenado pela OMS. É o único programa global de garantia de qualidade de medicamentos. Na pré-qualificação de medicamentos, a OMS avalia a qualidade, segurança e eficácia dos mesmos.

Uma pré-qualificação bem-sucedida permitirá que a “Sputnik V” seja incluída na lista de medicamentos usados por organizações de compras internacionais e países para gerenciar a compra a granel de medicamentos, destaca o comunicado russo.