Título: Eleição será em 14 de abril
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 10/03/2013, Mundo, p. 18

A eleição que escolherá o sucessor do presidente Hugo Chávez será realizada em 14 de abril. A data foi estabelecida pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, após um dia inteiro de reuniões, realizadas a pedido do presidente interino Nicolás Maduro. De acordo com o calendário eleitoral elaborado pelos integrantes do conselho, a campanha ocorrerá entre 2 e 11 de abril. Os candidatos terão 4 minutos de propaganda no rádio e 5 minutos na televisão.

A data estabelecida para a votação ultrapassa em uma semana o prazo definido pela Constituição para a realização do pleito. José Vicente Carrasqueiro, professor de ciência política da Universidade Simón Bolívar (Caracas), porém, acredita que não haverá sanção pelo atraso. “Os poderes sob a supervisão do executivo atuam segundo conveniências e não necessariamente pelo previsto em lei”, avaliou Carrasqueiro.

De acordo com o site do jornal El Universal, o CNE elaborou um relatório sobre o tempo requerido para a organização da votação, considerando aspectos técnicos, logísticos e legais. O cronograma também inclui prazos a serem atendidos por instituições envolvidas na disputa, que deve ter como protagonistas Maduro, o favorito, e o líder oposicionista Henrique Capriles, governador do estado de Miranda. “Não há tempo para escolher outro candidato e Capriles deve avançar, mesmo sem apoio integral em seu palanque”, opinou George Ciccariello-Maher, especialista em política venezuelana da Universidade de Drexel (na Filadélfia).

Este é o momento dos verdadeiros democratas, de mostrar a verdadeira linhagem de que somos feitos”

Tibisay Lucena, presidente do CNE, ao anunciar a data da eleição