O Estado de São Paulo, n.46298, 21/07/2020. Política, p.A6

 

Dois ministros são infectados com covid-19

Jussara Soares

Renato Vasconcelos

21/07/2020

 

 

Dois ministros informaram ontem que receberam diagnóstico positivo para a covid-19: Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Milton Ribeiro (Educação). Além do presidente Jair Bolsonaro, que divulgou teste positivo para coronavírus no último dia 7, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Bento Albuquerque, de Minas e Energia, já tinham sido infectados em março.

Onyx afirmou que está tomando ivermectina e cloroquina, medicamentos ainda sem eficácia comprovada cientificamente no tratamento do novo coronavírus. "Estou seguindo o protocolo de azitromicina, ivermectina e cloroquina e já sinto os efeitos positivos", escreveu Onyx em suas redes sociais ontem de manhã. "Estou bem melhor, em isolamento e sigo o trabalho em home office."

Já Ribeiro disse que está "medicado" e despachará remotamente. Segundo Bolsonaro, o ministro da Educação também está tomando cloroquina. Ribeiro tomou posse como ministro na quinta-feira passada. O presidente da República, afastado pela covid-19, participou por meio de videoconferência. Na solenidade, fechada para a imprensa, Ribeiro estava ao lado dos ministros Jorge Oliveira, da Secretaria-geral, e Walter Braga Netto, da Casa Civil.

Planalto. Os dados mais recentes da Secretaria-geral da Presidência, de 10 de julho, indicam 128 casos de coronavírus no Planalto, onde trabalham 3.400 pessoas. No balanço anterior, com informações de 3 de julho, eram 108 infectados. Ou seja, no intervalo de uma semana foram confirmados mais 20 casos da doença, uma média de quase três novos por dia.