O Estado de São Paulo, n.46299, 22/07/2020. Política, p.A4

 

O bilionário que começou do zero e fez amizades na política

Fernando Scheller

22/07/2020

 

 

PERFIL - José Seripieri Filho, fundador e ex-presidente da Qualicorp

Fundador e ex-presidente da administradora de planos de saúde Qualicorp, o empresário José Seripieri Filho, o Júnior, de 52 anos, é conhecido no mercado como um administrador astuto e que, segundo pessoas próximas, sempre esteve perto de políticos, independentemente do partido.

Segundo apurou o Estadão, a aproximação entre Júnior e José Serra começou em 2010, quando um amigo em comum os apresentou. O círculo de amizade de Júnior, porém, também incluiu petistas.

O bilionário, que já apareceu na lista da revista Forbes, começou de baixo. Ainda menor de idade, levava e trazia bugigangas do Paraguai. Tinha o objetivo de ser médico, mas não passou no vestibular. Com ajuda do pai, virou vendedor de planos de saúde. Uma das principais anedotas da sua trajetória é o fato de ele ser gago. Mas Júnior contornou a questão ao trocar as vendas por telefone pelas de porta em porta. Por conhecer intimamente os problemas e os custos das operadoras, ele decidiu tirar as áreas comercial e administrativa das contas dessas companhias: acabou criando um negócio que virou "queridinho" da Bolsa. Muita gente no mercado credita a Júnior uma "invenção": a criação dos planos coletivos de categoria.

Júnior manteve-se presidente da Qualicorp até 2019.

Sua saída também veio acompanhada de polêmica. Em 2018, ele negociou um prêmio de R$ 150 milhões. O episódio fez os papéis da Qualicorp despencarem. Ao longo de 2019, com o esclarecimento das condições, as ações voltaram a subir. Hoje, sua participação na empresa estaria abaixo de 3%. Apesar disso, sua prisão não agradou a investidores. Os papéis ordinários da Qualicorp fecharam o dia com queda de 6,41%, cotados a R$ 29,81 – a maior baixa do Ibovespa.