O globo, n. 31836, 05/10/2020. País, p. 4

 

Abraço e reação

Carolina Brígido

João Paulo Saconi

05/10/2020

 

 

Visita de Bolsonaro  a Toffoli expõe crise na base ideológica com indicação ao STF

 Depois de uma visita, na noite de sábado, à casa do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), onde também estavam presentes o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e o desembargador Kassio Marques —indicado para ocupar uma vaga na Corte —, o presidente Jair Bolsonaro foi alvo de críticas de tradicionais apoiadores nas redes sociais, e teve que sair em defesa da nomeação. O episódio é mais um exemplo que expõe a insatisfação da chamada base ideológica bolsonarista com algumas decisões tomadas pelo Planalto nas últimas semanas.

A reunião que desencadeou a irritação nas redes foi a segunda recente coma participação do presidente e do desembargador na casa de um ministro do Supremo, à noite. Quando decidiu indicar Kassio Marques, na terça-feira passada, Bolsonaro levou o escolhido até a residência de Gilmar Mendes, onde também estavam Toffoli e Alcolumbre.

Na chegada de Bolsonaro à casa de Toffoli, o ministro e o presidente se cumprimentaram com um abraço amistoso. A imagem começou a viralizar na internet ainda na noite de sábado, e ontem a hashtag #bolsonarotraidor esteve entre as mais compartilhadas no Twitter.

Entre os críticos, antigos aliados, como o pastor Silas Malafaia, que postou: “O PT, toda esquerda, o Centrão, os corruptos e todos os que são contra a Lava-Jato agradecem a nomeação de Bolsonaro para o STF”.

Na lista dos descontentes também estão os deputados Luiz Phillippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) e Caroline de Toni (PSL-SC), além do blogueiro Allan dos Santos, que escreveu: “Kassio Nunes NÃO. Você sabe que pode impedir essa nomeação. Isso não significa ser CONTRA @jairbolsonaro”, citando o presidente.

A insatisfação de parte dos bolsonaristas já vinha crescendo desde a semana passada, quando o nome de Kassio foi anunciado. Na quinta, o empresário Winston Ling, um dos maiores defensores de Bolsonaro no setor produtivo, chegou a pregar o desembarque do governo: “Hora de desembarcar. Acabou. Um erro desta envergadura não se faz por acaso”, postou.

Bolsonaro tirou amanhã de ontem para rebater os ataques. Sobre a visita a Toffoli, escreveu: “Preciso governar. Converso com todos em Brasília”.

“TOTALMENTE ALINHADO”

Em sua conta no Facebook, o presidente escreveu que o desembargador está “totalmente alinhado” com ele, e que a escolha é “completamente sem volta”. Segundo Bolsonaro, o juiz é contra o aborto, a favor do porte de armas e defende a família. “Resumindo, ele está 100% alinhado comigo, por isso aferrenha campanha para desconstruí-lo”, escreveu.

O presidente também respondeu a críticas de seguidores a Kassio Marques, entre elas a liberação para uma licitação do STF que previa a compra de alimentos como lagostas e vinhos caros, a suposta proximidade do PT, a pecha de “desarmamentista” e o fato de a indicação ter recebido apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Baseado em que fato concreto você critica o desembargador Kassio Nunes?”, questionou Bolsonaro a um seguidor. “Você não procurou fontes sobre todas essas acusações”, disse o presidente para outros dois apoiadores.

Marques foi indicado desembargador federal pela então presidente Dilma Rousseff, em 2011, após ter sido o mais votado em lista tríplice. Para um apoiador do presidente, há “proximidade do desembargador como PT”. Bolsonaro tentou minimizar essa relação :“Você sabe quantos ministros e secretários meus já trabalharam nos governos do PT? Você acha que eu deveria demitir o Tarcísio?”, numa referência ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, que foi diretor do Dnit no governo Dilma Rousseff.

O filho do presidente Carlos Bolson aro também foi às redes sociais. “Se foto significasse algo, tem cada uma ‘impublicável’ de gente que admiro com antagônicos ... Pautas de interesse do país travadas em todas as esferas há cerca de 2 anos e tenta-se costurar alternativa para que o Brasil ande”, disse.

Questionado sobre as duas reuniões com Bolsonaro e Marques, Toffoli disse que ele e oco lega Gilmar Mendes foram surpreendidos coma escolha do desembargador.

—Não participei do processo de escolha. Quando fui informado, ele já tinha sido escolhido. Foi uma surpresa para mime para o Gilmar—disse.

Sobre a visita de sábado, Toffoli disse que recebeu Alcolumbre e outros convidados para um almoço e que, à noite, convidou Bolsonaro, “de última hora”, para assistirem juntos ao jogo do Palmeiras:

—O Davi estava aqui, e chamei o presidente para ver o jogo com agente. As pessoas foram chegando de última hora.

O ministro também negou que tenha sido discutido nas reuniões o destino do inquérito que investiga o presidente Jair Bolsonaro no Supremo:

— Foi uma confraternização, ninguém falou de trabalho. Não estávamos aqui para discutir assunto sério.

RECLAMAÇÕES

A nomeação de Kassio Marques não é a única fonte de insatisfação entre bolsonaristas nas últimas semanas. O blogueiro AllandosS antos chamou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de “canalha” e deu a entender que cortaria relações com Bolsonaro, por causa de uma portaria que desobrigou profissionais da saúde de informar à polícia sobre os casos de aborto por estupro.

O ideólogo Olavo de Carvalho também subiu o tom das críticas e chegou a chamar Bolsonaro de “ingrato ”. Já o jornalista Oswaldo Eustáquio tem feito críticas ao governo depois que sua mulher, Sandra Terena, foi exonerada da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Escolha gera racha entre bolsonaristas nas redes

João Paulo Saconi

05/10/2020

 

 

Apoiadores do presidente foram responsáveis por 16,3% das menções negativas ao desembargador Kassio Marques

 Com Jair Bolsonaro decidido a não recuar na indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF), a base de apoio do presidente nas redes sociais se fragmentou de maneira incomum, mostram dados do Twitter levantados pela consultoria Arquimedes obtidos pelo GLOBO.

Das 165 mil menções à indicação de Marques analisadas entre a oficialização da indicação, na sexta-feira, e o início da noite de ontem, 50,5% foram desfavoráveis. As críticas, no entanto, foram feitas em maior quantidade por apoiadores do presidente (16,3% do total de menções), e não por seus opositores (11,7%).

Entre as principais críticas da base, segundo a Arquimedes, as mensagens incluem referências ao fato de que Marques teria sido “indicado pelo centrão” e não representa aparcela conservadora da sociedade que apoia o Bolsonaro. Discursam dessa maneira, conforme indica a consultoria, aliados como o pastor Silas Malafaia e influenciadores como o jornalista Augusto Nunes e Allan dos Santos, sócio do site Terça Livre.

Por motivos diferentes, as reclamações foram endossadas por “ex-bolsonaristas” (22,5%) que abriram mão do apoio ao governo diante da saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e do enfraquecimento da Operação Lava-Jato.

COESÃO EM XEQUE

Apercepção deste grupo é que a indicação não reflete um compromisso de Bolsonaro com o combate à corrupção, uma de suas principais bandeiras na campanha eleitoral de 2018.

Para Pedro Bruzzi, sócio da Arquimedes e responsável pelo levantamento, a repercussão da indicação de Marques ao Supremo expõe um comportamento incomum à base de usuários que diariamente sustenta naweb posições assumidas por Bolsonaro.

—Os apoiadores do governo, ao contrário da oposição, agem de maneira coesa e organizada. Não é comum ver esse tipo de racha no grupo. A última vez que houve uma cisão grande na base governista foi na saída de Moro —afirma Bruzzi.

Entre as menções analisadas pela consultoria, 49,5% são favoráveis ao presidente —o outro lado do “racha”. Esses grupo, formado por bolsonaristas, afirma que o presidente “sabe o que está fazendo” e teria dificuldades para aprovara indicação para o Suprem ode um nome alinhado com o conservadorismo.

Entre os temas mais comentados do Twitter, a hashtag #BolsonaroTraidor foi mencionada mais de 43 mil vezes. Doou trolado ,# Fechado ComBolsonaro Até 2026 teve mais de 56 mil repetições.