O globo, n. 31839, 08/10/2020. País, p. 6

 

Senado deve aprovar Jorge Oliveira no TCU

Daniel Gullino

Julia Lindner

08/10/2020

 

 

Ministro, que teve nome confirmado por Bolsonaro, é bem avaliado inclusive por parlamentares da oposição

 O presidente Jair Bolsonaro confirmou ontem que vai indicar o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, para o Tribunal de Contas da União (TCU). Ele será sabatinado no Senado, onde oc enárioéf avo rávelà aprovação, segundo senadores ouvidos pelo GLOBO.

Caso o nome seja chancelado, ele ocupará a vaga do presidente da Corte, José Múcio, que pediu a aposentadoria a partir de1ºdejan ei rode 2021. A informação sobre a saída de Múcio foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim.

“Encaminhei mensagem para o Senado Federal indicando o Maj R/1 PMDF, atual ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, para exercer o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União”, escreveu Bolsonaro nas redes sociais, fazendo referência ao fato de Oliveira ser major da Polícia Militar do Distrito Federal.

Oliveira foi preterido para a vaga no Supremo Tribunal Federal, que ficou com o desembargador Kassio Marques, e a passagem pelo TC Ué vista como forma de ganhar força para um lugar futuro no STF.

A indicação de Oliveira deve ser aprovada com facilidade no Senado, avaliam parlamentares de diferentes correntes políticas ouvidos pelo GLOBO. Segundo relatos, não haverá resistência nem da oposição. Como Oliveira só passaria a integrara corte em janeiro, Bolsonaro deve mantê-lo no governo até dezembro. O secretário especial para Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha, éofav ori topara a pasta.

Um dos principais líderes do centrão, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que a aceitação ao nome de Oliveira é“total” eque o assunto parece esclarecido dentro da Casa. O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra( MD B-P E ), disse que Oliveira tem “excelente receptividade”:

— Tanto no Senado quanto no T CU. Deve receber uma expressiva votação.

Na oposição, o sentimento é de que não haverá resistência. Parlamentares departidos como o PT pretendem usara sabatina, dia 20, para reforçar o discurso político contra o governo, mas votara favor.