Valor econômico, v. 21, n. 5123, 09/11/2020. Internacional, p. A17

 

Brasil esnoba posse de Presidente da Bolívia

Marsílea Gombata

09/11/2020

 

 

Na cerimônia de posse de Luis Arce como presidente na Bolívia, governo do presidente Jair Bolsonaro foi representado apenas pelo embaixador brasileiro em La Paz, Octavio Cortes

O esquerdista Luis Arce tomou posse como presidente da Bolívia ontem, em La Paz, em uma cerimônia para a qual o governo brasileiro não enviou nenhuma delegação de alto nível.

Na ocasião, o governo do presidente Jair Bolsonaro foi representado apenas pelo embaixador brasileiro em La Paz, Octavio Cortes. Autoridades afirmam que a pandemia dificultou a ida de uma delegação. Mas o episódio oferece uma ideia do que pode vir a ser a relação entre o Brasil de Bolsonaro e a Bolívia de Arce, diz Roberto Laserna, do Centro de Estudos da Realidade Econômica e Social.

“Esses episódios têm forte carga simbólica, e os protagonistas sabem disso”, diz. “A ausência de uma comitiva de alto nível do Brasil deveria preocupar a Bolívia.” Ele acrescenta que a declaração de Arce logo após a vitória de que quer renegociar o acordo de venda de gás ao Brasil - feito entre Añez e o governo Bolsonaro - pode ter “causado mal estar” em Brasília.