O globo, n. 31841, 10/10/2020. País, p. 14

 

Bolsonaro recebe senadores e comemora lançamento de emendas

Julia Lindner

10/10/2020

 

 

Um dos presentes, Eduardo Braga (MDB) vai relatar indicação de Kassio Marques
Em uma nova fase de articulação política do governo, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a liberação de recursos para os integrantes do centro e prometeu entregar pessoalmente obras em regiões de lideranças partidárias como PP, MDB e DEM. Os recursos contam com emendas parlamentares Mori gemine. Durante o almoço com senadores no Palácio do Planalto, que deve se tornar cada vez mais frequente, Bolsonaro explicitou as alianças.

- Estaremos juntos, se Deus quiser, no início dessas obras, que começarão em breve. Um parabéns a você (Braga) por ter conseguido duas emendas, certo? A bancada e a comissão - disse Bolsonaro ao lado do líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM). O almoço ocorreu na quarta-feira, e ontem Braga foi anunciado como relator da indicação, ao Supremo Tribunal Federal (STF), de Kassio Marques, que será no sábado, dia 21, dia 21. Ex-ministra do governo Dilma Rousseff, Braga reforçou sua reivindicação para viabilizar o novo trecho da BR-319, ligação entre a Amazônia e Rondônia. Segundo Bolsonaro, a obra é "uma das mais importantes que o povo amazonense precisa".

Entre os participantes do encontro, além do grupo de senadores, estava o presidente do Senado, Davi Alcolumbre Entre os participantes do encontro, além do grupo de senadores, estiveram o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e ministros de governo, como Luiz Eduardo Ramos, responsável pela articulação política, e Jorge Oliveira, do Secretaria-Geral, que foi nomeada para ocupar vaga no Tribunal de Contas da União (TCU) e será sabatinado pelos senadores no dia 20. Em outra gravação, ao lado dos senadores Elmano Ferrer (PP-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI) ), Bolsonaro afirmou que em grande parte as emendas partem de parlamentares e que os recursos estão em "boas mãos", citando o ministro da Infraestrutura, Tarcísio De Freitas. Entre as demandas dos parlamentares piauienses estão a duplicação da BR-316 e as obras na BR-343. - Em grande medida, essas alterações vêm de você, do banco e da comissão,

O líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (MDB-TO), disse ter recebido "solidariedade e apoio" do Bolsonaro para destinar recursos ao seu Estado para obras da BR-235, por meio de emendas parlamentares, no orçamento de 2021. Pelo Twitter, o líder do Dem no Senado, Rodrigo Pacheco (MG), disse que o almoço serviu para tratar das agendas prioritárias que devem ser analisadas até o final do ano. Os participantes, no entanto, evitaram comentar o que foi abordado.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), qualificou o encontro como "se aproximando" e negou que mais recursos tenham sido negociados. - Em nenhum momento se falou em emendas - disse a senadora.