O globo, n. 31843, 12/10/2020. País, p. 5

 

Sem máscara, Bolsonaro fala com apoiadores e anda de jet ski em SP

12/10/2020

 

 

Como já havia feito no sábado passado, o presidente Jair Bolsonaro caminhou e posou para fotos na manhã de ontem com torcedores em Santos, no litoral de São Paulo. O presidente usava colete salva-vidas, mas estava sem máscara e provocou uma multidão de curiosos que queria vê-lo e fotografá-lo.

Acompanhado da filha Laura, o presidente também pedalou um jet ski até a fortaleza de Itaipu, em Praia Grande. Na noite de sábado, Bolsonaro postou em sua conta do Twitter o vídeo de um passeio de moto, durante o dia, no Guarujá, balneário de paulista. Uma rocha tocada como música de fundo.

Além de passar pela praia, o presidente parou em um condomínio à beira-mar para cumprimentar os eleitores e tirar fotos. Ninguém usava máscara, desconsiderando as recomendações sanitárias para conter a pandemia Covid-19. Nem Bolsonaro.

Enquanto a presença era celebrada e posada para fotos, Bolsonaro ouviu ontem o grito de "olhe para Covid!" Ao que prontamente respondeu:

- Não mandei ninguém sair de casa, não mandei - disse o presidente, aplaudido.

Em todo o estado de São Paulo, o uso de máscaras protetoras é obrigatório em espaços públicos para prevenir o contágio do novo coronavírus. Quem descumprir o decreto está sujeito à multa. $ 500. No final de julho, o presidente anunciou que estava curado da Covid-19.

De acordo com a secretaria especial de Comunicação Social da presidência da República, não há previsão de compromissos oficiais para o presidente durante sua passagem pelo litoral paulista neste feriado. Bolsonaro está hospedado no Fortaleza Transit Hotel, sede da 1ª brigada de artilharia antiaérea. Um esquema de segurança foi montado em todo o site.