Título: Expectativa e vibração
Autor: Amorim, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 13/03/2013, Mundo, p. 18

Às 19h42 (15h42 no horário de Brasília), com gaivotas sobrevoando a Praça de São Pedro, a fumaça saiu preta. Não havia papa eleito, mas os milhares de fiéis que encararam chuva e frio desde o início da tarde vibraram mesmo assim. Gritos, aplausos e muita gente eufórica apontando para o teto da Capela Sistina ou para um dos quatro telões de onde é possível acompanhar os “resultados” das votações do conclave, já que uma câmera foi instalada perto da chaminé.

Quando o Extra ommes (Todos fora) deu início à fase ultrassigilosa do processo de escolha do sumo pontífice, a multidão se dispersou. Assim que escureceu, no entanto, a praça já estava novamente tomada por religiosos e curiosos. “É muita emoção participar de um momento histórico como este. Só saio daqui depois da fumaça branca”, dizia o cobrador de ônibus mineiro Giovani Douglas Lopes, 40 anos, de férias na Itália. “Domingo, quero o Ângelus com o novo papa”, exigia.

Enquanto a fumaça não surgia, freiras cantavam, seminaristas rezavam, jovens faziam barulho e o povo esperava. “Se ela (a fumaça) sair branca hoje, eu desmaio”, ameaçava a artista plástica paulista Ana Lúcia Comolatti, 55, que desembarcou em Roma só para ver de perto o sucessor de Bento XVI. “A gente vai voltar amanhã”, avisava o aposentado gaúcho Aerton Olson, 69, conterrâneo de dom Odilo Scherer, que, com o italiano Angelo Scola, divide as preferências nas bolsas de aposta. “Estamos na torcida, apesar de ele ser gremista”, brincou o torcedor do Internacional, acompanhado da família.

Enrolada com a bandeira da Argentina, a dona de casa Maria Cecília Siburo, 51, descartava qualquer rivalidade com o Brasil na sucessão papal. “Pode ser brasileiro, não tem problema, o importante é que seja um bom papa”, garantiu, também com a promessa de retornar hoje à Praça de São Pedro. “Que seja um homem santo”, completava, perto dali, a aposentada Kathya Noronha, 61, ao lado da filha Patrícia, 34. Com a bandeira verde-amarela erguida, elas viram a já esperada fumaça preta sinalizar mais um dia de Sede Vacante no Vaticano.