Título: Embaixador de Israel destaca mensagem
Autor: Amorim, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 15/03/2013, Mundo, p. 14

O papa Francisco é um velho conhecido do embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad. Segundo ele, a carta dirigida ontem pelo pontífice ao rabino da comunidade judaica de Roma, Riccardo DiSegni, condiz com a postura do novo pontífice, de ser “a favor do diálogo e da harmonia entre católicos e judeus”. Os dois se conheceram quando o israelense era embaixador na Argentina (entre 2004 e 2008) e, Jorge Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires. “Confiamos que, entre tantas coisas boas que ele seguramente fará, estará o diálogo ecumênico e a amizade entre o catolicismo e o judaísmo”, disse, em entrevista ao Correio.

Eldad afirmou ter estado com então cardeal em várias atividades ecumênicas e da comunidade judaica. “Posso dizer que é uma pessoa muito sensível, humilde, simpática e uma pessoa muito agradável. Sempre teve uma relação próxima e boa com a comunidade judaica”, lembrou. A comunidade de judeus na Argentina está entre as seis maiores do mundo. Com um número estimado entre 200 e 250 mil pessoas, supera todas as da América Latina juntas.

A carta ao rabino foi uma das primeiras medidas oficiais do papa. “Espero contribuir profundamente para o progresso das relações que judeus e católicos mantêm desde o Concílio Vaticano II, com um espírito de renovada colaboração”, afirmou, em sua mensagem. Atento a essa colaboração, o presidente israelense, Shimon Peres, convidou Francisco a visitar Israel o mais rápido possível para promover a paz “em uma região tormentosa”.