Título: Xi Jinping é eleito novo presidente
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/03/2013, Mundo, p. 19

Parlamento escolhe líder do Partido Comunista para governar país pelos próximos 10 anos

O parlamento chinês elegeu ontem Xi Jinping para a Presidência da República, uma formalidade para o novo chefe do Partido Comunista (PCC). O ato marca a conclusão da transição iniciada em novembro no comando da segunda potência econômica mundial. “Anuncio agora o camarada Xi Jinping como presidente da República Popular da China”, declarou Liu Yunshan, alto dirigente do PCC que comandava a sessão da Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento). Ao assumir o título de chefe de Estado, Xi Jinping, de 59 anos, representará a China no cenário internacional, contando com todas as prerrogativas do poder durante os próximos 10 anos.

Xi Jinping sucede a Hu Jintao e terá Li Keqiang como primeiro-ministro, sucedendo Wen Jiabao. A designação de Li pela ANP está prevista para hoje. Eleito para a liderança do PCC durante o 18º congresso do partido, em novembro, Xi Jinping assume automaticamente a Presidência, já que todos os órgãos do Estado chinês estão submetidos ao Partido Comunista.

Voto

Ao som de música no imenso hall do Palácio do Povo, na Praça Tiananmen (Paz Celestial), no centro de Pequim, Xi Jinping — vestido com um terno preto e uma gravata vermelha — depositou em uma urna suas cédulas eleitorais, antes de retornar ao seu assento, ao lado de Li Keqiang. Os altos dirigentes do regime fizeram fila com suas cédulas de voto. Ao contrário do antecessor, uma vez eleito secretário-geral do PCC, ele assumiu de modo imediato a presidência da poderosa Comissão Militar Central, o órgão dirigente do Partido Comunista sobre o Exército Popular de Libertação.

Primeiro dirigente nascido depois da fundação do regime comunista chinês por Mao Tsé-tung, em 1949, Xi Jinping é filho de um dos heróis da revolução. Em novembro passado, ele se comprometeu a combater a corrupção crescente dentro do Partido Comunista e a melhorar a vida da população.