Correio braziliense, n. 20960, 12/10/2020. Mundo, p. 10

 

Trump: "Parece que estou imune"

12/10/2020

 

 

Nove dias depois de anunciar que havia sido infectado pelo novo coronavírus, Donald Trump declarou que está imune à doença. “Parece que estou imune, não sei, talvez por muito tempo, talvez por pouco tempo, talvez por toda a vida. Ninguém sabe realmente, mas estou imune”, disse o presidente americano em entrevista, por telefone, à Fox News. O presidente também tuitou a informação, que foi sinalizada pelo Twitter como um comentário que “viola as regras sobre a divulgação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais relacionadas à covid-19”.

Não há um consenso na comunidade científica sobre a imunidade contra o novo coronavírus e a sua duração. Em agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que “ainda não há dados suficientes para confirmar se os anticorpos protegem, quais níveis de anticorpos são necessários ou quanto tempo a proteção vai durar”. A detecção de casos de reinfecção por diferentes grupos de pesquisa, ainda que em baixa quantidade, também sinaliza para a possibilidade de não existir uma imunidade duradoura.

Na entrevista à Fox News, o republicano também lançou dúvidas sobre a saúde de Joe Biden, que disputa com ele o próximo mandato presidencial. “Vocês têm hoje um presidente que não precisa se esconder em seu porão, como seu adversário.” Biden, porém, tem divulgado diariamente resultados de testes de covid-19 a que tem se submetido — nenhum deles, até o momento, positivo. Trump não adotou a prática. Sua equipe médica recusa-se a dizer, inclusive, quando o republicano deu negativo pela última vez.  No sábado, durante comício de retomada na campanha, o médico do presidente, Sean Conley, emitiu uma breve mensagem indicando que não havia mais o risco de ele transmitir o vírus. “Antecipo um retorno totalmente seguro do presidente aos seus compromissos públicos.”

Sem respostas

Médicos, porém, avaliam que pode ser muito cedo para essa afirmação. Albert Ko, especialista em doenças infecciosas e chefe do Departamento da Escola de Saúde Pública de Yale, alerta que pessoas que tiveram casos graves da covid-19 devem se isolar por 20 dias, e Trump foi tratado com o esteroide dexametasona — medicamento que, normalmente, é reservado para pacientes nessa situação. Para Ko, a Casa Branca emitiu declarações “complicadas” sobre a saúde do presidente e deixou muitas perguntas sem respostas.

Biden também lançou dúvidas sobre o comprometimento de Trump e dos organizadores de sua campanha com a saúde pública. Em sua conta no Twitter, o candidato democrata lembrou o que o presidente respondeu quando foi informado de que mais de mil pessoas morriam em razão da covid-19 no país diariamente. “Ele deu de ombros e disse: ‘É o que é.’ É o que é? Esse presidente nem mesmo finge se importar com os americanos que jurou servir”, escreveu.