Valor econômico, v. 21, n. 5128, 16/11/2020. Política, p. A12

 

Esquerda conquista cadeiras nas câmaras das capitais

Daniel Rittner

16/11/2020

 

 

Candidatos a vereador apoiados por Bolsonaro fracassaram na disputa eleitoral

A esquerda teve os candidatos mais votados para vereador em algumas das maiores capitais do país e nomes apoiados publicamente pela família Bolsonaro saíram derrotados na disputa por uma vaga em câmaras municipais.

No Rio, Tarcísio Motta (Psol) tinha folga na liderança sobre Carlos Bolsonaro (Republicanos), o filho 02 do presidente e segundo colocado na disputa. Em São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) ficou distante do recorde histórico que obteve na eleição de 2016, mas se mantinha em primeiro lugar com 57,77% das urnas apuradas.

Partidos de esquerda também conquistaram votações importantes em Belo Horizonte e em Porto Alegre. Na capital gaúcha, com a apuração encerrada, Karen Santos e Pedro Ruas - ambos do Psol - ficaram na frente. Na capital mineira, a professora de literatura transgênero Duda Salabert (PDT) rumava para ser a vereadora mais votada. Em Aracaju, a educadora transexual Linda Brasil (Psol) estava em primeiro lugar.

Outro desempenho bastante comemorado na esquerda foi a eleição de Carol Dartora (PT) no Paraná. Professora de história na rede pública de ensino médio, ela será a primeira vereadora negra na Câmara Municipal de Curitiba. “Uma cidade que rejeita sua negritude e que agora irá escurecer sua Câmara!”, tuitou Dartora, assim que o resultado foi conhecido.

Candidatos publicamente apoiados pela família Bolsonaro ficaram sem vaga. Uma das mais conhecidas, Walderice Conceição - que era assessora do então deputado Jair Bolsonaro e foi flagrada vendendo açaí em horário de expediente na Câmara dos Deputados - não foi eleita em Angra dos Reis (RJ). Rogéria Bolsonaro - primeira mulher do presidente e mãe de Flávio, Carlos e Eduardo - teve 2.033 votos e não será vereadora. Ambas concorriam pelo Republicanos.

Outros que receberam pedido explícito de voto da família tinham poucas chances e somente uma virada repentina poderia alterar o rumo. Sonaira Fernandes (também Republicanos), que fez live com Eduardo e estava na lista de apoios divulgadas pelo presidente em redes sociais na semana passada, não figurava entre os 60 mais votados em São Paulo. Na vizinha São Bernardo do Campo, Paulo Chuchu (PRTB) - ex-assessor do 03 e também recomendado pelo chefe do Executivo - estava fora dos 20 primeiros.

Em Curitiba, Paula Milani (PMB) obteve 978 e ficou em 195º lugar. Ela foi a indicação de Bolsonaro, em uma de suas lives eleitorais, para os eleitores da capital paranaense. O Ministério Público Eleitoral está apurando se houve irregularidade na publicidade do presidente, que gravou o vídeo no Palácio da Alvorada.