Título: Caminho mais curto
Autor: Bancillon, Deco; Hessel, Rosana; Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 17/03/2013, Economia, p. 10

Mais de uma centena de companhias brasileiras chegam ao mercado externo por meio de franquias. Atualmente, existem 112 marcas nacionais presentes em 53 países. E a Associação Brasileira de Franquias (ABF) pretende chegar, até 2015, em 150 empresas. “O Brasil vem ampliando a presença no exterior. O país está na moda, e é associado a conceitos inovadores, principalmente na área de serviços”, destaca o diretor da ABF André Friedheim.

Ele conta que o número de estrangeiros nas feiras de franqueados é crescente, sobretudo de México, Estados Unidos, África e Oriente Médio. Atualmente, o principal mercado é a Argentina, onde há 11 marcas e 144 franquias brasileiras. Em segundo, vem Portugal, com 118 franquias e 38 companhias. Os EUA estão em terceiro — 64 franquias e 19, respectivamente.

Desbravar o mercado internacional tem as suas particularidades. O diretor da Fundação Fisk Christian Ambros lembra que viveu uma experiência interessante em Angola. “A carga tributária lá é extremamente baixa, mas levamos seis meses para conseguir uma licença que no Brasil teríamos em 30 dias.” O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, ressalta que uma das principais barreiras para a expansão de uma empresa lá fora, além da língua, é o enorme mercado doméstico. Mesmo assim, ele destaca que existem 11,6 mil pequenas empresas nacionais exportando e que, em 2011, o volume de vendas chegou a US$ 2,2 bilhões.