Título: Visita a Bento XVI
Autor: Amorim, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 17/03/2013, Mundo, p. 19

O Vaticano informou ontem que Francisco visitará seu antecessor, Bento XVI, no próximo dia 23, em Castelgandolfo, a residência papal a 30km de Roma, onde o agora papa emérito mora desde sua histórica renúncia, em 28 de fevereiro. O pontífice viajará de helicóptero até o local, e os dois almoçarão juntos. O novo líder conversou por telefone com Bento XVI na quarta-feira, pouco depois da eleição, e desde então tem reservado palavras afetuosas ao alemão em suas aparições públicas.

Também ontem, o pontífice confirmou “provisoriamente” os dirigentes dos dicastérios da Cúria Romana, o governo da Igreja. “O Santo Padre quer reservar-se certo tempo antes de nomear ou confirmar novos cargos”, informou comunicado do Vaticano.

Pedofilia

É possível que Francisco já precise lidar com a primeira grande polêmica do seu pontificado nos próximos dias. Isso porque o jornal escocês The Herald afirmou ontem que o cardeal Keith O’Brien estaria sendo investigado de praticar abuso contra um padre na mesma noite em que foi ordenado “príncipe da Igreja” por João Paulo II, em 2003. O’Brien, 75 anos, renunciou ao comando da Igreja da Escócia menos de um mês antes do conclave, por ter tido “conduta imprópria” nos anos 1980.

Se a denúncia for confirmada, segundo o jornal britânico The Telegraph, será a primeira acusação de má conduta contra o religioso enquanto ele já estava no centro da Igreja. Para o jornal, se a história se comprovar, o papa terá de decidir se retira ou não a posição de cardeal do escocês, o que aconteceu raras vezes nos últimos 200 anos.

Ao abordar o tema do abuso de crianças e adolescentes em uma entrevista à rede britânica BBC, o cardeal sul-africano, Wilfrid Napier, afirmou que os pedófilos devem ser tratados como “doentes” e não como criminosos. “De acordo com minha experiência, a pedofilia é realmente uma doença, não uma questão criminosa”, declarou o arcebispo de Durban, um dos participantes do conclave que elegeu Francisco.