Correio braziliense, n. 20961, 13/10/2020. Cidades, p. 14

 

Dia decisivo para a CEB

Cibele Moreira 

Samara Schwingel 

13/10/2020

 

 

Por decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o desembargador Romeu Gonzaga Neiva, a assembleia geral extraordinária que deve aprovar os detalhes para a privatização da Companhia Energética de Brasília (CEB) está mantida para ser realizada hoje, às 15h. A reunião tem como objetivo confirmar o preço mínimo de venda, fixado em R$ 1,4 bilhão, e definir a data do leilão.

O desembargador publicou a determinação na madrugada de domingo, negando o recurso impetrado por José Edmilson da Silva, contra a 23ª Vara Cível de Brasília, por ter recusado a ação popular pedindo a suspensão da venda. Segundo o magistrado,  não houve irregularidades no processo de convocação da assembleia, como afirmou o autor do recurso. A perspectiva é de que a CEB Distribuidora seja privatizada em novembro deste ano.

Na semana passada, o governador Ibaneis Rocha (MDB) reafirmou que a privatização da CEB é fundamental para manter investimentos no DF.  “Ela se faz mais do que necessária. Não podemos beneficiar 300 servidores e prejudicar uma população de 3 milhões de pessoas. Em primeiro lugar, está a população”, declarou.

Solidariedade

Coordenada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com o Governo Federal, a campanha Vem Brincar Comigo distribuiu 35 mil brinquedos e livros para crianças em situação de vulnerabilidade social em diversos pontos da capital, ontem. O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, realizaram a entrega de parte das doações.

Com o filho mais novo nos braços, Mateus Rocha, de um 1 ano e dez meses, Mayara comemora o sucesso do projeto que idealizou. “A gente ultrapassou a meta em um ano de pandemia. O sorriso dessas crianças em resposta a todos que doaram é um afago para a sociedade, é um sinônimo de esperança”, destaca. Para Ibaneis, a sociedade do Distrito Federal entendeu o espírito da campanha. “Todos se uniram neste propósito de distribuir brinquedos nas comunidades mais carentes do DF. E, nada melhor do que fazer um gesto de alegria como este. Isso nos deixa muito feliz, ver o olhar de alegria que nos deixa muito gratificado”, afirma o governador.

Moradora da Estrutural há 24 anos, a família de Elina Alves Pereira, 57 anos, não continha o sorriso no rosto ao receber os presentes no Dia das Crianças. Com 12 filhos, 36 netos e cinco bisnetos, ela foi uma das contempladas pela iniciativa. “Foi uma surpresa, não esperava. Feliz por ver a alegria dos meus netos e filhos. Não teria dinheiro para comprar presentes para todos”, conta Elina.

Entre outros locais, Ibaneis visitou a Creche Alecrim, localizada no Setor de Oficinas da Estrutural. O espaço atende de forma voluntária cerca de 84 crianças, entre quatro meses e 5 anos. Há dois anos, a creche foi atingida por um incêndio que destruiu a cozinha da instituição. Apesar do susto, ninguém se feriu.

O Dia das Crianças também foi marcado pela solenidade de premiação da Região Administrativa Amiga da Criança. A iniciativa faz parte das ações do projeto Criança Feliz Brasiliense, que tem como objetivo reconhecer a cidade que mais investiu na valorização da primeira infância. Foram duas regiões premiadas: Recanto das Emas e Candangolândia. Elas tiveram placas de reconhecimento instaladas em pontos estratégicos das duas regiões. Nas duas localidades, o governador aproveitou para entregar brinquedos para famílias carentes. No Recanto das Emas, Ibaneis inaugurou o espaço da criança instalado na Administração Social.